Siga as etapas para utilizar a planilha de conciliação automática no Excel:
A conciliação contábil nas empresas pode ocorrer de três diferentes maneiras: conciliação bancária, conciliação de folha de pagamento e conciliação de clientes e fornecedores.
Como fazer conciliação bancária: Passo a passo
A conciliação contábil cuida da saúde financeira da organização; por meio dela, erros, divergências e até fraudes podem ser solucionados. Em outras palavras, a análise comparativa ajuda a empresa a se prevenir de problemas financeiros e judiciais, reforçando a necessidade de executá-la Independentemente da frequência.
CONCILIACAO CONTABIL. Denomina-se "conciliação contábil" a análise do sados das contas contábeis, e sua respectiva movimentação, visando adequar seu saldo à efetiva realidade, promovendo ajustes necessários na escrituração contábil.
Para processar a conciliação, defina se ela será por fornecedores ou clientes. Após isso, informe o grupo de contas, os fornecedores ou clientes dos movimentos e a conta contábil dos lançamentos. Se informar uma conta sintética, a rotina irá trazer todos os lançamentos das contas analíticas abaixo dela.
Exibir duas planilhas da mesma pasta de trabalho lado a lado:
Dentro deste contexto de transparência, o objetivo da conciliação contábil é oferecer um plano de informações confiáveis, que espelhem a realidade contábil de uma organização e possam ser utilizados, sem inconsistências, na análise da realidade patrimonial da companhia e no fechamento de balanços contábeis.
Concilia-se as contas contábeis com os documentos e os diversos relatórios dos demais setores que dão suporte aos lançamentos contábeis. Nesta etapa utilizam-se planilhas de cálculos, relatórios e composição dos saldos das contas contábeis (demonstrativos) que comprovem a correção dos saldos existentes na contabilidade.
A automação do processo de reconciliação contábil é um passo fundamental para alcançar a "integridade do balanço" - e, finalmente, um encerramento rápido e eficiente do período financeiro. Seguindo esta lista de boas práticas, você poderá realizar conciliações contábeis e um encerramento sem erros:
Qualquer erro, por menor que pareça, pode representar grandes estragos. Por outro lado, erros também demonstram falhas em alguma parte do processo que devem ser solucionados. A conciliação contábil, portanto, é a forma que centenas de milhares de empresas usam para garantir de uma vez por todas que erros não passaram batidos.
Denomina-se "conciliação contábil" a análise do sados das contas contábeis, e sua respectiva movimentação, visando adequar seu saldo à efetiva realidade, promovendo ajustes necessários na escrituração contábil. Concilia-se as contas contábeis com os documentos e os diversos relatórios dos demais setores que dão suporte aos ...