Estrutura da carta de leitor
O gênero textual carta do leitor serve para quando uma pessoa deseja expressar sua opinião ou seu posicionamento crítico a respeito de algum assunto relevante no momento. Esse gênero se enquadra como um exercício de cidadania e pode ser direcionado tanto a jornais como às revistas de diversos segmentos.
Conclusão: assim como em toda redação, o leitor precisa retomar sua opinião e propor uma solução para o problema apresentado. Despedida: ao finalizar a carta é de bom tom realizar uma saudação final, utilizando termos como: atenciosamente, cordialmente, abraços, etc. e assinar seu nome.
Em geral, uma carta do leitor deve cumprir as seguintes condições: Não deve ser excessivamente longa. Deve-se limitar a 20 a 23 linhas digitadas.
Principais características da carta do leitor
O objetivo do leitor ao escrever uma carta para um jornal da cidade ou uma revista de circulação nacional é tornar pública sua ideia e se sentir parte da informação. ... A carta do leitor é uma maneira de fazer parte da opinião pública!
Introdução: pequeno trecho que aborda o assunto que será apresentado e explorado pelo leitor. Desenvolvimento: desenvolvimento da argumentação do leitor sobre sua ideia central. Conclusão: o leitor arremata suas ideias, e geralmente inclui uma sugestão para o assunto abordado.
Geralmente as cartas dos leitores não seguem uma estrutura padrão, no entanto, devem apresentar alguns elementos estruturais: Vocativo: aparece o nome da revista ou do jornal e pode vir acompanhada de local e data (chamado de cabeçalho). Introdução: pequeno trecho que aborda o assunto que será apresentado e explorado pelo leitor.
Vale lembrar que a carta do leitor é uma pequena seção do veículo de comunicação, a qual pode ser publicada na íntegra, ou somente trechos relevantes. Como será publicada, as expressões de baixo calão, ou posições preconceituosas não devem ser pronunciadas.
A carta dirigida à seção de carta do leitor deve ser de caráter formal e ter uma introdução, uma comunicação e uma finalização. A introdução possui os seguintes elementos:
Assinatura: O leitor assina seu nome, o qual pode aparecer em forma de sigla, por exemplo, Afonso Miguel Pereira dos Santos (A.M.P.S.) Para compreender melhor o conceito de carta do leitor, segue abaixo dois exemplos, onde o primeiro apresenta uma linguagem formal e o segundo uma linguagem informal:
Como fazer para conservar carne fora da geladeira?
Pode colocar papel de parede atrás do fogão?
O que a palavra ajuda significa?
Quais são as cores primárias para impressão?
Qual tipo de livro vende mais?
O que é um intervalo de classe?
O que é o oposto de barulhento?
Pode hidratar o rosto todo dia?
Como se prevenir da radiação do celular?
Como funciona o bolão da Lotofácil?
O que fazer para evitar estrias na adolescência?
Como limpar porcelanato pela primeira vez?
Qual é o significado da palavra Martinho Lutero?
Quais as principais características da primeira geração modernista?