Para se tornar um Ponto de Cultura reconhecido pelo MinC, acesse a página https://culturaviva.gov.br e preencha os formulários de cadastro com as informações sobre a sua entidade ou coletivo cultural, sua localização e o histórico de atuação no campo da cultura.
PONTO de Cultura é toda ENTIDADE cultural ou COLETIVO cultural, com Certificação Simplificada emitida pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, de natureza ou finalidade cultural, que desenvolva e articule atividades culturais em suas comunidades.
Se você participa de uma entidade ou coletivo cultural, que desenvolve ações continuadas em uma determinada comunidade ou território, ou articula uma rede de atores culturais por linguagem, tema ou expressão identitária, esta iniciativa pode ser reconhecida como um Ponto ou Pontão de Cultura.
Pontos de Cultura são entidades sem fins lucrativos, grupos ou coletivos com ou sem constituição jurÃdica, de natureza ou finalidade cultural, que desenvolvam e articulem atividades culturais continuadas em suas comunidades ou territórios.
Previstos na PolÃtica Nacional de Cultura Viva, os Pontos de Cultura são grupos e entidades de natureza ou finalidade cultural que desenvolvem e articulam atividades culturais em suas comunidades e em redes. Atualmente, há cerca de 4 mil registrados no Brasil.
Meu Coletivo Cultural (sem CNPJ) foi selecionado, o que preciso...
Projeto criado em 2004 pela gestão de Gilberto Gil no Ministério da Cultura (MinC), os Pontos de Cultura tiveram seu orçamento reduzido para menos da metade do último ano do governo Lula para agora. ... Seu primeiro edital foi lançado em julho de 2004, com cerca de 800 projetos inscritos e 210 selecionados.
A Lei Cultura Viva é um marco histórico na evolução das polÃticas culturais. É responsável por transformar o Programa Cultura Viva e sua ação estruturante mais conhecida na PolÃtica Nacional de Cultura Viva, os Pontos e Pontões de Cultura.
O Centro Cultural Banco do Brasil ou CCBB traz editais de cultura de diversos tipos....Em relação aos segmentos que podem ser inscritos, estão:
Os Pontos de Cultura são entidades reconhecidas e apoiadas financeira e institucionalmente pelo Ministério da Cultura para desenvolverem ações socioculturais em suas comunidades. Estas iniciativas já somavam, em abril de 2010, quase 4 mil, em 1.122 cidades brasileiras, atuando em redes sociais e polìticas.
Soa estranho num primeiro momento, mas as pessoas que você demite são mais importantes do que as que você contrata para definir a cultura de um lugar. Assim, a cultura é definida por quem fica e também por quem vai embora, moldando os valores e os hábitos que são aceitáveis, mas, principalmente, aqueles que não são.
Um aspecto comum a todos é a transversalidade da cultura e a gestão compartilhada entre poder público e comunidade. Como funciona O Ministério da Cultura – MinC, individualmente ou em parceria com os estados ou municìpios, lança um edital com as regras e demandas necessárias para que uma entidade se torne um Ponto de Cultura.
Pode ser instalado em uma casa ou em um grande centro cultural. A proposta é que sejam realmente pontos de cultura dentro de uma comunidade, um local para a prática, o aprendizado e a vivência da cultura. Um aspecto comum a todos é a transversalidade da cultura e a gestão compartilhada entre poder público e comunidade. Como funciona
O que é tecnologia nas empresas?
Quantas gotas de óleo essencial no difusor elétrico?
Como saber se está grávida mesmo tomando anticoncepcional?
Como viver o luto do fim do relacionamento?
Qual é o correto larva ou lava?
O que é um revólver de ação dupla?
O que é o que é ser flexÃvel?
Quais as cinco fases do método Dmadv?
Qual nome tem significado promessa de Deus?
Como colocar a fonte de um gráfico?
Qual é a profissão que mais adoece?
Quais as principais vantagens de um sistema centralizado?
Quais são os 3 maiores ossos do corpo humano?
Como se conectar com as pedras?
O que usar na conclusão de uma redação do Enem?