Como fazer um FMEA em 10 passos
O FMEA sempre é utilizado para melhorar processos ou produtos, seja com base em falhas pré-existentes ou para evitar a ocorrência de falhas potenciais. Em projetos de novos processos ou produtos, também pode ser interessante para definir antecipadamente a probabilidade de falhas e evitar diferentes tipos de problema.
O FMEA de produto é um mecanismo de gestão que auxilia na verificação, prevenção e mitigação de erros nos processos produtivos de uma empresa. A sigla aberta e traduzida para o português quer dizer Análise de Modos de Falha e seus Efeitos.
Análise dos Modos de Falha e Seus Efeitos ou FMEA (do inglês Failure Mode and Effects Analysis) é uma ferramenta que permite elevar exponencialmente a confiabilidade de processos e produtos, por meio da identificação, hierarquização e prevenção as falhas em potencial de um produto ou processo.
Como criar um quadro de PFMEA?
Para a Detecção, por fim, 1 remete a muita probabilidade de identificar a falha e 10, pouca probabilidade. A partir dos números obtidos, é possível fazer o cálculo: NPR = Severidade X Ocorrência X Detecção.
Por isso, o FMEA é um exemplo prático de ferramenta para prever e até evitar essas ocorrências. ... Os profissionais treinados em Lean Six Sigma usam a ferramenta Failure Mode and Effects Analysis (FMEA) para identificar possíveis problemas e seus impactos.
O objetivo do FMEA é fornecer uma abordagem sistemática, identificando para onde as ações precisam ser direcionadas a fim de reduzir o risco de erros e garantir que as causas de falha de um produto ou processo sejam corrigidas antecipadamente.
FMEA vem do inglês Failure Mode and Effects Analysis que significa Análise dos Modos e Efeitos das Falhas. No contexto atual, é uma ferramenta da qualidade que tem sido usada em vários tipos de produtos e processos.
Com os valores obtidos, agora é possível calcular o risco (RPN), bastando para isto multiplicar as três variáveis Ocorrência x Severidade x Detecção. É com este valor de risco que faremos o direcionamento das tratativas que cada modo de falha receberá.
É possível aplicar a FMEA para análise de modos de falhas e efeitos na cadeia de suprimentos. Porém, a aplicação deve ser precedida da identificação dos caminhos críticos da rede de fornecimento. É importante descrever a rede de fornecimento e demais parceiros da área de equipamento, fornecedores, distribuidores, fábricas e armazéns.
Segundo Hawkins e Woollons (1998) apud Sakurada (2001) uma das grandes críticas referentes ao uso da FMEA é em função do tempo gasto, no entanto esse vem sendo reduzido por meio da utilização dos FMEAs automatizados.
Como calcular o risco com o FMEA? Será proposto, a seguir, um sistema de pontuação para análise de riscos (RPN). Este sistema é constituído por três pontuações diferentes e independentes: S (Severidade), O (probabilidade de ocorrência) e D (probabilidade de detecção). Cada uma das três notas pode ser igual a 1, 2, 3, 4 ou 5, ...
Como calcular a taxa do Mercado Livre?
Como lavar roupa branca na máquina com bicarbonato?
Como usar babosa para tirar dor?
Como colocar a barra no teclado?
Como identificar um Eletrolito forte?
O que acontece se o gato lamber o Bravecto?
Como tirar mau cheiro com bicarbonato?
Quais os benefícios da babá do quiabo para o cabelo?
Como usar bicarbonato no pelo do cachorro?
Como Decorar um quarto pequeno e com pouco dinheiro?
Como tomar bicarbonato de sódio para infecção?
Como fazer referência de um boletim?
Como usar bandana na cabeça homem?
Como referenciar uma nota de roda pé?
Como deixar o Guarda-roupa novo?