4 passos para fazer um bom resumo
Faça questões, não faça resumos. Só a prática, a resolução de questões, é que vai te dar bagagem sobre os principais conteúdos que caem nos certames. Tá tudo aí na sua frente, as questões te mostram o assunto que importa, como a banca gosta de cobrar e tudo o que você precisa saber, objetivamente.
Faça as contas de quantos tópicos você tem para estudar e multiplique por 30 exercícios por cada. Na maioria das vezes, tal quantidade de exercícios por tópico é o suficiente para classificá-lo como “tópico estudado.” Bons estudos e até a próxima!
É necessário entender o que foi dito e resumir com poucas palavras, fazendo conexões de alguma forma. Slides e anotações em lousa podem indicar o caminho do resumo e facilitar esse trabalho.
Anotar aulas e elaborar resumos a mão fazem fixar melhor o conteúdo. Você já sabe que, no Dicas de Estudo, gostamos de recomendar maneiras práticas e fáceis de incrementar sua rotina para que você esteja sempre um passo à frente na memorização dos conteúdos.
Quando você estiver estudando, não faça resumos! O resumo é basicamente a única ferramenta de estudos para aqueles que ainda não procuraram muitas técnicas de estudos. Lê e escreve, lê e escreve, lê e escreve e acha que está prestando atenção no que está lendo porque tem que pensar para colocar a informação no papel.
Destaque sempre as ideias principais do texto original e detalhes que podem ser cobrados na prova. O tamanho do resumo depende do tamanho do conteúdo original. Quando é muito extenso, é indicado fazer mais de um resumo para os assuntos internos do conteúdo maior. Faça sempre resumos por tema. Começo, meio e fim, considerando os pontos de maior ...
Adote sempre uma postura de atenção sempre que estudar o texto base. Leia mais de uma vez até compreendê-lo. Se passar para a fase da produção do resumo sem ter aprendido o conteúdo original, as chances de escrever um resumo incorreto ou incompleto são grandes.
Assim, ele acaba tendo um “resumo do resumo” do conteúdo estudado. Nesta forma de resumo, também é possível acrescentar post-its com anotações que forem sendo lembradas. Agora é escolher a melhor forma que se adapta a sua rotina de estudos e ir em frente na confecção dos resumos.
No entanto, é preciso saber fazer um bom resumo um resumo, pois do contrário, ele acaba se tornando mais perda de tempo, apenas uma cópia extensa dos livros, sem a sua devida otimização.
Como se classifica o termo meus olhos?
Como os navegadores se orientavam no passado?
Que sistemas você usa quando se locomove?
Quando se consuma o crime de rixa?
Como classificamos os músculos quanto a morfologia?
Qual é a doença que não tem cura?
Quais são as formas de classificação do tributo?
Como classificar um sistema de equação?
Como se chama as primeiras leis escritas que beneficiaram os plebeus?
Como podemos classificar a migração forçada?
Qual a classificação de um cilindro?
Quais os efeitos que o fenômeno El Niño pode ter nas diferentes regiões do Brasil?
Como alterar o local padrão de salvamento no Windows 7?
Como o Brasil administra seus resíduos?
Como Mudar meu nome no zoom no celular?