Faça uma pressão um pouco maior com o lápis para fazer tons mais escuros do lado oposto à fonte de luz. Faça camadas de sombreado, trabalhando em direção à parte mais escura do desenho. A sombra mais escura é chamada de sombra projetada. As formas arredondadas terão sombras refletidas do lado oposto ao da fonte de luz.
Algumas dicas:
Alguns dos pontos principais:
Os lápis B e 2B são mais utilizados para esboços, já os 3B e 4B são muito usados para definir meio tom, como aplicar efeito de textura ou de cabelos e pelos e por fim os 5B, 6B, 7B, 8B e 9B são os mais usados para dar o efeito de sombras mais escuras no desenho.
Para conseguir o efeito sombreado no desenho, a dica é utilizar a ponta do lápis lateralmente e sempre bem afiada. Com essa técnica é possível cobrir áreas maiores, além de obter um efeito de sombra com pigmentação mais intensa de um lado da ponta e mais fraca de outro.
Não é necessário desenhar os rostos exatamente como mostrados aqui. O desenho deve sempre refletir o estilo do desenhista. Lápis são seus melhores amigos. Eles vêm em diferentes tons de cores, o que é perfeito para artistas iniciantes. Além disso, sempre é possível apagar um desenho ou traço feito a lápis.
Muitas pessoas, principalmente os iniciantes tem muita dificuldade na hora de sombrear o rosto.Tem pessoas que desenha só o esboço só para não fazer o sombreamento, não vamos fugir de aprender. É importante aprender a sombrear, pois o sombreamento da um efeito de realismo no desenho.
Faça o contorno do rosto. Uma cabeça é sempre oval, nunca circular. Então desenhe um contorno oval que seja menos largo na parte inferior. Lembre-se de desenhar levemente, sem fazer muita força no lápis, para que seja mais fácil de apagar.
Faça uma linha no meio, começando do topo e terminando onde seria o queixo. Esta linha serve para indicar que o rosto está virado para você. Esboce linhas para definir a forma das bochechas, mandíbula e queixo. Faça traços para delimitar a altura e largura dos olhos, nariz, boca e orelhas.