Passo 1 calcular a massa (em g) de fármaco em solução. Passo 2 verificar no o volume em mL da solução isotônica correspondente. Passo 3 calcular o volume (em mL) de água necessário para preparar a solução isotônica. Passo 4 preparar a solução isotônica.
Solução isotônica A solução ou meio isotônico é aquele em que há equilíbrio entre a célula e o meio. Ou seja, a velocidade de entrada e saída do solvente da célula é a mesma, de modo que os meios ficam igualmente concentrados de soluto.
As soluções de glicose em concentrações isotônicas (solução parenteral de glicose 5%) são adequadas para manutenção das necessidades de água quando o sódio não é necessário ou deve ser evitado. A glicose é metabolizada através do ácido pirúvico ou lático em dióxido de carbono e água com liberação de energia.
Quando comparamos duas soluções e essas apresentam a mesma concentração de soluto, dizemos que ela é isotônica. Quando uma apresenta maior quantidade de soluto, ela é chamada de hipertônica. Por fim, temos a solução com menor quantidade de soluto, que é chamada de hipotônica.
Solução hipotônica, isotônica e hipertônica Solução hipertônica: apresenta maior pressão osmótica e concentração de soluto. Solução hipotônica: apresenta menor pressão osmótica e concentração de soluto. Solução isotônica: a concentração de soluto e a pressão osmótica são iguais, atingindo assim o equilíbrio.
Quando comparamos duas soluções e essas apresentam a mesma concentração de soluto, dizemos que ela é isotônica. Quando uma apresenta maior quantidade de soluto, ela é chamada de hipertônica. ... Se colocarmos uma célula animal em um ambiente isotônico, a água flui na mesma proporção para dentro e para fora da célula.
O soro isotônico apresenta a mesma concentração de soluto que o plasma sanguíneo e a sua função principal é a reidratação, reposição de sais, veículo de administração de medicamentos por via endovenosa e uso tópico. São exemplos o soro fisiológico 0,9%, soro glicosado 5% e ringer lactato.
Em supermercados, vemos bebidas que se dizem isotônicas; o que significa que seus sais minerais apresentam a mesma concentração ou concentração semelhante à concentração dos sais nos líquidos ou fluidos do corpo humano, como o suor, por exemplo.
Portanto, a concentração de água dentro dela é de 99,1%. Uma solução isotônica é uma solução na qual a mesma quantidade de soluto e solução está disponível dentro da célula e fora da célula. A solução e a porcentagem de soluto são as mesmas dentro da célula que na solução fora da célula.
Como conveniência, algumas referências oferecem uma lista com as quantidades de certos fármacos a serem empregadas no preparo de soluções isotônicas. Para cada 1 g de fármaco listado pode ser preparado o volume (em mL) correspondente de uma solução isotônica, empregando-se água purificada como veículo.
Por exemplo: com 1,0 g de sulfato de atropina podem ser preparados 14,3 mL de solução isotônica. Quando 1 g, correspondente ao peso molecular de um não-eletrólito é dissolvido em 1.000 g de água, o ponto de congelamento da solução é de aproximadamente - 1,86oC.
Se a solução dentro da célula tiver mais soluto do que a solução fora da célula, a solução é hipotônica. Se a solução fora da célula contém o mesmo soluto que a solução dentro da célula, a solução é isotônica. Uma solução hipotônica é uma solução que contém menos soluto que a célula que é colocada nele.
Yorkshire quando muda a cor do pelo?
Pode comer comida apimentada na gravidez?
Quanto ganha um tecnico de logistica em portugal?
O que aprendemos com os jogos cooperativos?
O que é políticas públicas de saúde?
Quanto ganha um cientista de dados EUA?
O que é limite da linha de cota?
Onde fica o ícone de chave do Yahoo?
O que é confiabilidade de um sistema?