Se você não é muito exigente sobre o tipo de musgo que você quer, tente obter o seu musgo na natureza. Basta usar uma pá para cavar. Tente pegar um pouco do solo onde ele está crescendo para ajudar a mantê-lo vivo e fazer o transplante mais fácil. Escolha um plano ideal.
Adubação: Solo rico em matéria orgânica com boa drenagem. Poda: Você pode conter o crescimento do musgo retirando o excesso de crescimento nas laterais do vaso e transferindo-o para outro local a fim de fazer outros vasos ou canteiros.
“Enquanto uma precisa ser pulverizada diariamente, outra não precisa de água. Neste caso, é mais recomendado o uso do musgo desidratado”, alerta o paisagista. É preferível, então, a aplicação de musgos vivos em vasos e arranjos de plantas tropicais, que apreciam água assim como os pequeninos.
Mantenha a umidade do musgo e tente transplantá-lo sem muita demora para a superfície do solo de seu bonsai. A superfície do solo deve ser composta de uma fina camada rica em nutrientes e o solo deve apresentar boa retenção de água (terra preta).
Passe cola quente na superfície que receberá o musgo, cole o musgo em seguida antes que a cola seque.
Para os musgos se desenvolverem bem, eles precisam apenas de sombra e umidade, já que sobrevivem com água e oxigênio. Assim, não é difícil entender por que os musgos são comuns em florestas, na sombra das árvores e até nos telhados da casa.
Selecione o lugar ideal. Embora não seja uma planta exigente, há circunstâncias ideais sob as quais o musgo pode ser plantado. Ele prefere ambientes úmidos e luz solar indireta (e até uma ligeira penumbra). É ótimo para cobrir a terra sob árvores altas e outras plantas.
O paisagista Odilon Claro, da Anni Verdi, em São Paulo, dá algumas dicas de como usá-lo. Neste arranjo, a opção foi pelo musgo desidratado, que exige menos regas (Foto: Reprodução/Pinterest) O primeiro passo seria escolher entre o musgo vivo, de coloração bem verde à qual estamos habituados, e o musgo desidratado, de aparência mais seca.
Em alta, os arranjos com musgos e suculentas são belíssimos, mas podem ser pouco funcionais. Isto porque as espécies têm uma natureza incompatível. “Enquanto uma precisa ser pulverizada diariamente, outra não precisa de água. Neste caso, é mais recomendado o uso do musgo desidratado”, alerta o paisagista.
Use-o no lugar da grama para melhorar a drenagem. Desprovido de um sistema de raízes, o musgo pode crescer mais facilmente sobre solos pedregosos que a grama geralmente não consegue cobrir. Prepare o local do plantio.
Porque a Historia Reiss engravidou?
O que pode ser trabalhado com o Tangram?
Qual o motivo do feriado de 7 de setembro?
Quais são os 5 grandes fatores?
Como saber se o Fundo de Garantia já está liberado?
Quando é que sai o pagamento do auxílio reclusão de 2021?
Como é feito o cálculo judicial?
Quais são os objetos transparentes translúcidos e opacos?
Quanto tempo demora a portabilidade de um banco para o outro?
Quem deve paga as custas finais do cumprimento de sentença?
Qual é o terceiro estado maior do Brasil?