Durante o BLW, o bebê come, sem colher, as mesmas refeições da família, sendo evitada a oferta de papinhas, sucos ou purês. No entanto, para praticar este método, a criança deve conseguir se sentar sem apoio, sustentar bem a cabeça e o pescoço e segurar bem os alimentos com as mãos, levando-os até a boca.
Quando começar o método BLW? A introdução alimentar deve acontecer a partir dos 6 meses de idade do bebê, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
É o método BLW, do inglês “Baby Led Weaning”. Nessa “nova estratégia para alimentar o bebê”, ele recebe a comida da família, na consistência habitual, e deve ser encorajado — ele mesmo — a pegar os alimentos e levá-los à boca.
No BLW, você coloca o alimento na frente da criança para que ela alcance, ou seja, não precisa oferecer a ela. “Não precisa colocar pratinho ou em potinhos pois isso vai distrair a criança. Coloque na própria mesa ou no cadeirão”.
De forma geral, retire as sementes de todas as frutas e aposte nos formatos de meia lua, rodelas ou palito. Se estiver em dúvida sobre o tamanho, faça o teste você mesmo: coloque um pedacinho na boca e tente “mastigar” usando apenas a língua e o céu da boca – lembrando que o espaço na boca do bebê é bem menor.
A introdução alimentar deve começar com a oferta de duas papas de fruta e uma papa de legumes diariamente durante o primeiro mês. A papa de legumes deve conter um alimento de cada grupo alimentar: Hortaliças (folhas verdes, abóbora, beterraba, quiabo, tomate, cenoura etc.)
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) é recomendado que a introdução alimentar comece a partir dos 6 meses de idade, sendo que, até lá, a amamentação deve ser exclusiva e em livre demanda.
Como iniciar a introdução alimentar Para as nutricionistas, o melhor é iniciar com as frutas amassadas e na medida que a criança for aceitando, oferecer as frutas em pedaços e inteiras. Ao completar sete meses, a criança deverá receber duas papas de frutas (manhã e tarde) e duas papas salgadas (almoço e jantar).
O BLW foi idealizado pela britânica Gill Rapley, que em 2008 lançou o livro Baby-led Weaning: Helping Your Baby to Love Good Food (em tradução livre, “Desmame Guiado pelo Bebê: Ajudando seu Bebê a Amar Comida Boa”).
Quais os métodos de introdução alimentar?
Já no método BLW essa oferta é uma pouco diferente. Nele, o bebê é acomodado à mesa junto com a família. Enquanto os integrantes consomem os alimentos da dieta da família, serão posicionados à frente do bebê pedaços grandes de alimentos cozidos.
A seguir é possível saber alguns benefícios do método BLW: Estimula a autonomia: Quando o bebê é alimentado com a papinha na boca, ele é coadjuvante nesse processo. Com o método BLW é o próprio bebê que escolhe, segura e leva até a boca o alimento sem intervenção de outra pessoa.
As publicações sobre o BLW contêm ampla defesa para o uso de alimentos in natura, de- sencorajando a alimentação do lactente realiza- da na forma tradicional como papinha ou purês.
Em comparação ao BLW, o grupo BLISS apre- senta orientações semelhantes. Desde o pri- meiro livro, Rapley4salienta a importância da segurança, do posicionamento e das práticas comportamentais não coercitivas para a AC.
Como funciona o esporte arco e flecha?
Como usar a cera Depil Bella folhas prontas?
Como funciona pagamento agendado caixa?
Como aumentar a velocidade no jogo do Dino?
O que precisa para ser TIM Beta?
Como usar grid Maker Instagram?
Como funciona o aquecedor elétrico da banheira?
Quais as principais características do processo de soldagem com arame tubular?
Como ficar bonita em todas as fotos?
Como usar uma imagem vetorizada?
Quando usar ibidem no corpo do texto?
Qual é o salário de um sargento?
Como é a rotina de um trainee de K-pop?
O que aprendi com Peaky Blinders?