Como expandir a memória interna do Android com o cartão microSD
Para desativar o modo adotável, primeiro mova seus arquivos para a memória interna indo em Configurar > Armazenamento e USB > Interno > Migrar dados. Isso vai preservar o backup de apps e seus arquivos. Depois, vá em Configurar > Armazenamento e USB > Cartão SD, abra o menu e toque em “Formatar como portátil”.
Mover arquivos usando a guia "Limpar"
Liberar espaço de armazenamento
Com tudo em mãos, vamos transformar o cartão SD em memória interna. Abra o app Configurações e toque na opção “Armazenamento”, Armazenamento e USB” ou equivalente (varia conforme o fabricante); Toque em “Cartão SD”; Toque em “Opções” (os três pontinhos) e depois em “Configurações”, “Configurações e armazenamento” ou correspondente;
No entanto, você pode remover o armazenamento do seu dispositivo e colocá-lo de volta. O dispositivo irá lembrar os detalhes sobre os aplicativos instalados no cartão SD adotado para reverter as configurações com o armazenamento adotado é conectado mais tarde.
Verifique se o cartão está inserido corretamente. Em alguns modelos, é preciso retirar a parte traseira do aparelho para inserir o cartão SD. Em certos casos, a entrada do cartão fica debaixo da bateria, que também precisa ser removida. Abra o app “Meus Arquivos”.
Digite “exit” (sem aspas) e tecle “Enter” para fechar o adb. Feitos esses passos, você já pode desconectar o celular do computador e realizar o procedimento, pois a opção para formatar o cartão SD como memória interna estará disponível de forma permanente.