Expressionismo abstrato: característicastécnicas enérgicas de pintura;pintura automática;o uso de formas geométricas;a consideração de que a técnica é tão importante como a obra;a criação espontânea;a influência do subconsciente e da psicanálise de Carl Jung;
Como fazer uma obra de arte de expressionismo abstratoStep 1. Estude a história do movimento expressionista abstrato e os artistas envolvidos. ... Step 2. Planeje seu trabalho com antecedência. ... Step 3. Experimente o "action painting" (pintura de ação). ... Step 4. Use pingos de tinta em sua arte.
O expressionismo abstrato tem características muito específicas, como a criação espontânea, o subjetivismo, a emoção, mas essa expressão também mescla aspectos de outros períodos, como o expressionismo alemão, cubismo, surrealismo, além de ser carregada de elementos da vanguarda.
·dinamismo improvisado, abrupto, inesperado; ·pasta grossa, martelada, áspera; ·técnica violenta: o pincel ou espátula vai e vem, fazendo e refazendo, empastando ou provocando explosões; ·preferência pelo patético, trágico e sombrio.
Principais características da pintura:Pesquisa no domínio psicológico;Cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ou separadas;Dinamismo improvisado, abrupto, inesperado;Pasta grossa, martelada, áspera;Técnica violenta: o pincel ou espátula vai e vem, fazendo e refazendo, empastando ou provocando explosões;
15 curiosidades que você vai gostar
Os expressionistas usavam cores fortes e vibrantes, figuras destorcidas e por vezes se utilizava da abstração para tratar temas como a alienação, bem como, faziam uso emocional e simbólico da cor e da linha.
Uma das principais características do expressionismo era a retratação de emoções intensas. Não havia grandes preocupações com padrões de beleza estética. Muitas vezes, as obras refletiam estados emocionais e mentais dos artistas que, através de sua arte, externavam um enfoque pessimista da realidade que viviam.
De modo geral, o cubismo é marcado pela representação de figuras da natureza a partir do uso de formas geométricas, promovendo a fragmentação e decomposição dos planos e perspectivas. O artista cubista deixa de ter o compromisso em utilizar a aparência real das coisas, como acontecia durante o Renascimento.
O Expressionismo foi um movimento artístico da vanguarda europeia que surgiu no início do século XX, na Alemanha. Os artistas dessa época buscavam retratar a realidade humana de maneira subjetiva.
O expressionismo é um movimento artístico que se opõe ao impressionismo e defende a perda do controle consciente no ato da criação para que a realidade seja transformada pela expressão (visão) particular do artista.
As principais características do expressionismo abstrato são: Influência do existencialismo e da psicanálise. Influência das vanguardas artísticas europeias (surrealismo, cubismo e futurismo) Rompimento com a pintura tradicional.
Após a Segunda Guerra Mundial, surgiu novamente uma onda expressionista na escultura, na pintura figurativa e abstrata. Porém foi o Expressionismo Abstrato, a tendência que mais remete à geração expressionista do começo do século XX. Nova Iorque, logo após a Segunda Guerra Mundial.
Contrastando com a iconografia geométrica e sem emoção da arte concreta, o expressionismo abstrato se caracteriza pela subjetividade, liberdade artística e pelo sentimento. Logo, o concretismo se opõe a essa corrente, já que vai contra a representatividade baseada em associações naturais com o mundo.
O Abstracionismo, ou arte abstrata, é um estilo artístico moderno das artes visuais que prioriza as formas abstratas em detrimento das figuras que representam algo da nossa própria realidade.
Em reação contra a tendência dominante da abstração completa, alguns pintores do pós-guerra mantiveram viva a pintura figurativa. Começaram, porém, com o princípio modernista de que a arte deve expressar uma verdade além da aparência e conservaram a figura apenas para dobrá-Ia à sua vontade.
Trata-se de um movimento artístico revolucionário, cuja principal característica é a observação da realidade sobre diferentes perspectivas, envolvendo a geometrização das formas e a ruptura com a representação verossímil dos objetos.
Cubismo é um movimento artístico que surgiu na França no começo do século XX. As obras cubistas buscavam representar elementos da natureza através de formas geométricas, principalmente as cúbicas. Assim, o estilo cubista se opunha ao realismo das imagens que eram retratadas durante o Renascimento, por exemplo.
O Cubismo evoluiu bastante ao longo dos seus sete anos de actividade e, assim, podem-se distinguir três fases do cubismo para as quais vamos olhar de seguida. 1ª fase: cezanniana, ou pré-analítica (1907-1909), 2ª fase: analítica, ou hermética (1909-1912), 3ª fase: sintética (1912-1914).
O cubismo tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando as partes de um objeto no mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas.
Entre os principais nomes do expressionismo estavam Fritz Bleyl, Erich Heckel, Ernst Ludwing Kirchner, Karl Schmidt-Rottluff, Max Pechstein, Emil Nolde e Otto Mueller. No Brasil, a técnica expressionista esteve presente na arte de nomes como Anita Malfatti, Lasar Segall, Portinari, Oswaldo Goeldi e Iberê Camargo.
O fauvismo ou fovismo foi uma tendência artística associada à pintura. Iniciado em 1901, tinha como característica principal o uso de cores puras, sem misturas e intensas nas telas. A corrente tinha como objetivo apresentar temas leves, serenos e que mostrassem a beleza do cotidiano.
Podem-se destacar as seguintes características da pintura do movimento expressionismo:Uso de cores fortes e contrastantes;Deformação da figura, contornos deformados.Uso de pinceladas marcantes, como se o gesto fosse determinante da imagem.Grossas camadas de tinta.
O abstracionismo refere-se às formas de arte não administradas pela figuração e pela imitação do mundo, ou seja, não representam objetos próprios da realidade concreta. Ao contrário, se utiliza das relações formais entre cores, linhas e superfícies para produzir a realidade da obra.
Pintura é uma técnica que utiliza pigmentos em forma líquida para colorir uma superfície, atribuindo tons e texturas, esta superfície pode ser tela, papel ou parede. A pintura é diferente do desenho por usar pigmentos líquidos. A cor é o elemento essencial da pintura.
Sem implicar uma arte figurativa, a arte concreta nasce também como oposição à arte abstrata, que pode trazer vestígios simbólicos por causa de sua origem na abstração da representação do mundo. Linha, ponto, cor e plano não figuram nada e são o que há de mais concreto numa pintura.
Quais os melhores comprimidos para queda de cabelo?
Como está a situação ambiental do Brasil?
Qual o país que tem a maior fronteira com o Brasil?
Quem tem direito ao adicional de horas extras?
Pode colocar páprica defumada no feijão?
O que é insuficiência cardíaca congestiva direita?
Que quantidade de aveia devemos comer por dia?
Como calcular o valor de indemnização por despedimento?
Qual a definição correta do orçamento empresarial?
Qual o prazo para cumprimento do mandado pelo oficial de justiça?
Qual a função do iodo na coloração de Gram?
Quais são os 3 tipos de orações subordinadas?
Como os canudos chegam no mar?