Faz-se a primeira camada sobre o piso com 40 cm de bagaço de cana. A seguir, adiciona- se sobre o bagaço, uma camada de 10 cm de esterco. Novamente, adiciona-se 40 cm de bagaço, e assim por diante, até atingir a altura de 1,50 m.
O bagaço da cana poderá ser utilizado na adubação dos canaviais bem como nas caldeira para produzir calor. Outra forma de aproveitá-lo consiste em fornecê-lo triturado aos animais. A cana tem como subproduto, de maior expressão, o bagaço, que pode representar até 30% da cana moída.
Tipos de adubo para cana Em relação ao nitrogênio, pode ser utilizada a ureia, desde que ela seja levemente incorporada ao solo em uma profundidade de 5 cm. Isso reduz as perdas por volatilização. Outra fonte de nitrogênio que pode ser utilizada é o sulfato de amônio, que também irá fornecer enxofre ao sistema.
O bagaço de cana é usado preferencialmente na indústria açucareira e alcooleira como combustível para gerar energia térmica, consumida localmente.
O produto consiste de um adubo organomineral, ou seja, composto por um determinado tipo material orgânico combinado com nutrientes como potássio e nitrogênio. A matéria-prima usada é a “torta de filtro”, resíduo proveniente da extração do caldo da cana nas usinas, submetido a um processo químico de bioestabilização.
Devido à grande quantidade produzida e as suas características físicas e químicas, o bagaço encontra um vasto campo de utilização, dentre eles: produção e geração de energia térmica e elétrica, etanol de segunda geração, ração animal, aplicação das cinzas do bagaço na construção civil, produção de briquetes, produção ...
Conheça os principais Adubos para a cultura da Cana-De-Açúcar
Adubação da cana planta Na adubação de plantio a aplicação de nitrogênio gira em torno de 30 a 40 Kg/ha. Já as adubações com fósforo e potássio, essas são baseadas nos teores desses nutrientes que são observados na análise de solo.
O bagaço da cana-de-açúcar é o maior resíduo da agroindústria brasileira. ... As fibras do bagaço da cana contêm, como principais componentes, cerca de 40% de celulose, 35% de hemicelulose e 15% de lignina, sendo este último responsável pelo seu poder calórico.
Plantio direto ou cultivo mínimo Colheita de cana crua 2 Práticas Conservacionistas 4 Práticas Corretivas (calagem, gessagem e fosfatagem) 5 Adubação Verde em áreas de reforma 6 Adubação Orgânica com resíduos da indústria e resíduos animais Manejo Químico do Solo
Amostragem: 15 a 20 subamostras por talhão Cana-planta (instalação da cultura): Amostragem em área total: - 2 a 3 meses antes do plantio - 0 a 20 cm e 20 a 40 cm Cana-soca:
Cana-soca: Amostragem na entrelinha 0 a 20 cm e 20 a 40 cm Análises: Amostras: 0-20 cm Rotina + micronutrientes Amostras: 20- 40 cm Rotina, S e Al 1 - Calagem - benefícios Fornece cálcio e magnésio Aumenta a disponibilidade de nutrientes, principalmentede H PO 4 - Insolubiliza os elementos Al3+, Fe2+e Mn2+
ADUBAÇÃO (kg/ha) = (PLANTA - SOLO) x f Introdução O que aplicar? Fontes e Nutrientes Quanto aplicar? Quantidade para determinado nível de produtividade Quando aplicar? Época de maior exigência da cultura Como aplicar? Via Solo (a lanço, sulco de plantio) Via Folha/Tolete ou Herbicida Introdução SOLO: estoque de nutrientes
Qual o nome da doença que a pessoa não gosta de ser tocada?
Quais são as causas da crise hídrica?
O que é utilidade de localização?
Como o vento que sopra onde quer?
Como Thomas Kuhn explica as revoluções científicas?
Como descobrir de onde vem a infiltração?
Como deve ser a postura de um garçom?
Quais foram as principais civilizações da América Pré-colombiana?
Qual o nome da mulher que anda a cavalo?
O que acontece quando se trancar a faculdade?
Qual a dança popular de Pernambuco?