Progressão geométrica finita é uma PG que tem um número determinado de elementos. Por exemplo, a seqüência (3,6,12,24,48) é uma PG de razão igual a q = 2. A soma dos temos dessa PG será 3 + 6 + 12 + 24 + 48 = 93.
A soma dos termos de uma PG infinita pode ser calculada por meio de uma fórmula matemática na qual dividimos o valor do primeiro termo por um menos a razão da PG (1 – q). A soma dos termos de uma PG infinita é dada por meio da fórmula, na qual dividimos o primeiro termo por 1 – q.
Classificação de uma PG Uma PG pode ser classificada como finita, quando existir uma qualidade limitada de termos, ou infinita. Além disso, também classificamos a PG de acordo com seu comportamento, podendo ser crescente, decrescente, constante e oscilante. Essa classificação depende diretamente da razão q.
O produto dos termos de uma PG finita pode ser obtido por uma fórmula que envolve o número desses elementos, o primeiro termo e a razão. Uma progressão geométrica (PG) é uma sequência de números em que cada termo é igual ao produto de seu antecessor com uma constante q, chamada de razão da PG.
A fórmula usada para determinar o produto dos termos de uma PG finita é a seguinte: Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Nessa fórmula, Pn é o resultado encontrado, ou seja, o produto dos termos de uma PG que possui n termos, a1 é o primeiro termo da PG, “q” é sua razão e “n” seu número de termos.
Para indicar que uma sequência continua indefinidamente utilizamos reticências, por exemplo: a sequência (4, 7, 10, 13, 16, ...) é uma P.A. infinita.
Classificação de uma PG 1 Constante: Para que ela seja constante, os termos precisam ser todos iguais: a1 = a2 =...= an. Uma PG é constante se, e... 2 Decrescente: Para que ela seja decrescente, o segundo termo deve ser menor que o primeiro e assim sucessivamente, ou... More ...
A progressão geométrica (PG) não é muito diferente da PA. A ideia é a mesma: uma sequência numérica que tem uma lógica. Agora, no caso da PG, a razão (na PG, ela é identificada por q ) não é somada ao termo anterior, mas multiplicada.
A razão de uma PG pode ser encontrada a partir da divisão de um termo da sequência pelo seu antecessor. Ao fazer isso, caso ela seja realmente uma progressão geométrica, ess a divisão se mpre será igual a q. Exemplo: (1, 2, 4, 8, 16, 32) Logo, essa PG possui razão q = 2.
Devido ao comportamento da PG, ela preserva algumas propriedades. A primeira delas é que o produto de termos equidistantes do extremo é sempre igual. Quando a PG possui uma quantidade ímpar de termos, há um termo central. Esse termo ao quadrado também é igual ao produto dos termos equidistantes.
Como restaurar almofada de fone de ouvido?
Como usar o durômetro portátil?
Quando se faz a poda da goiabeira?
Precisa lavar rolo entre Demaos?
Como tirar mancha de roupa listrada?
O que fazer no primeiro dia de aula remota?
Como restaurar piso vermelho antigo?
Como recuperar o e-mail Apple?
Como recuperar E-mail e senha do iCloud?