Como Equilibrar o pH do Cabelo Naturalmente
E o mais importante: qual a importância dele para os cabelos? O pH é uma faixa de potencial hidrogeniônico que usamos pra determinar se o meio está ácido, básico ou neutro a partir de uma análise, dependo do resultado dessa escala, o pH pode interferir na estrutura dos fios e também em sua saúde, maciez e brilho.
O nosso cabelo varia de 4,5 a 5,5 em seu potencial. Já o couro cabeludo vai de 3,8 a 5,6. Por isso, é importante utilizar shampoos levemente ácidos, com pH de 4 a 5, mantendo, assim, o equilíbrio dos fios. Nessa faixa de medida, conseguimos fechar as cutículas sem alterar ou prejudicar a estrutura capilar.
Alcalinizando (tornando Básico) seu Shampoo/Condicionador/Máscara: Para tornar seu produto mais básico,o padrão utilizado é usar uma solução Trietanolamina ou Hidróxido de sódio. A trieta (como é conhecida) é padrão para alcalinizar soluções e normalmente é encontrada com o rótulo de neutralizante.
A camada externa que protege o fio, chamada de cutícula capilar, tem pH levemente ácido, um valor compreendido entre 4,2 e 5,8 na escala de pH. Dessa forma, todos os produtos que entram em contato com seu couro cabeludo devem ser neutros (pH = 6,5 a 7,5) ou levemente ácidos (até pH = 6,4).
De acordo com especialistas, a escala de pH se dá da seguinte forma: 1 a 6,9 é ácido; 7 é neutro; enquanto de 7,1 a 14 é alcalino. "Um cabelo natural deve ter entre 4,5 e 5,5. Ou seja, é ácido. Toda vez que aplicamos qualquer substância com o pH diferente, alteramos sua estrutura e, consequentemente, sua saúde", explicou o profissional.
A diferença entre o pH do cabelo e dos produtos usados nele têm influência direta na saúde dos fios. A variação de pH é a seguinte: menor que 7 indica que a substância é acida, com pH igual a 7 é neutra e com pH acima de 7 é básica ou alcalina.
O pH de condicionadores deve ser sempre menor que o do xampu para fechar bem as escamas do cabelo. Para evitar problemas, procure usar sempre a mesma linha de produtos, assim você não corre o risco de usar um xampu de pH mais alto e um condicionador que não tem um pH baixo para compensar a diferença.
Como a camada que envolve o cabelo, a pele e a unha têm o pH levemente ácido, os produtos usados neles devem ser neutros, levemente ácidos ou ter o pH igual. A diferença entre o pH do cabelo e dos produtos usados nele têm influência direta na saúde dos fios.
Como saber se seu filho tem autismo leve?
Quanto rende 5 milhões de reais na poupança?
O que foi periodo pombalino resumo?
Qual o significado do nome desdenhada?
Onde ocorreu periodo pombalino?
Como compensar saldo credor de PIS e COFINS?
Qual tamanho caderno universitário?
Como verificar a configuração do meu celular?
Qual a vantagem de ter uma conta no C6 Bank?
É melhor beber cerveja com espuma ou sem espuma?
Qual o papel do enfermeiro em uma parada cardiorrespiratória?