O modo subjuntivo é utilizado para indicar um fato incerto, exprime condição, incerteza e dúvida. Uma característica particular desse modo verbal é sua dependência em relação a outro verbo.
Os Modos Verbais (indicativo, subjuntivo e imperativo) indicam as maneiras como os verbos se expressam:
O modo subjuntivo costuma ocorrer em ações verbais consideradas suposições ou hipóteses ainda não tidas como reais ou verossímeis no contexto empregado. Portanto, o modo subjuntivo é usado especialmente em contextos que denotam ordem, desejo, aprovação, proibição ou admiração.
O modo subjuntivo é usado para transmitir um acontecimento irreal, hipotético ou desejado, ou seja, de possível realização, mas ainda incerto. Através dos tempos verbais do modo subjuntivo, expressam-se ações imprecisas, que ainda não foram realizadas e que dependem de outras para acontecer.
O presente do subjuntivo é formado a partir do radical da primeira pessoa do singular do presente do indicativo, acrescentando-se a terminação apropriada. O presente do subjuntivo é usado: Para indicar dúvidas, desejos, incertezas, probabilidades e sentimentos.
Existem três modos verbais: o indicativo, o subjuntivo e o imperativo.
O modo subjuntivo é aquele que apresenta o fato, a ação, mas de maneira incerta, imprecisa, duvidosa ou eventual. Este é o modo verbal exigido nas orações que dependem de outros verbos. Exemplos: Talvez ele chegue mais tarde.
Exemplos de verbos no subjuntivo Verbo ser: que eles sejam, se nós fôssemos, quando eu for,... Verbo ter: que nós tenhamos, se eles tivessem, quando eu tiver,... Verbo sair: que tu saias, se eu saísse, quando nós sairmos,... Verbo ir: que eu vá, se eles fossem, quando nós formos,...
Ouvir: Características do modo subjuntivo. Modo subjuntivo Os modos do verbo variam conforme a posição do falante em relação à ação verbal. Na língua portuguesa estão elencados os seguintes modos verbais: Indicativo, Subjuntivo, Condicional, Optativo e Imperativo.
Veja alguns exemplos comparativos que demonstram a diferença de atitude contida nos empregos do indicativo e do subjuntivo: Nota-se, a partir da observação dos exemplos, que as orações no modo indicativo expressam uma certeza, permitindo, inclusive, que se omita a partícula “afirmo que”, mantendo-se, entretanto, o valor de afirmação das orações.
Desse modo, evidencia-se e reforça-se o caráter duvidoso da oração, expresso pelo modo subjuntivo. O Subjuntivo empregado em orações absolutas, coordenadas ou principais pode exprimir: Desejo: Caiam todos os males do mundo!
Modo subjuntivo Os modos do verbo variam conforme a posição do falante em relação à ação verbal. Na língua portuguesa estão elencados os seguintes modos verbais: Indicativo, Subjuntivo, Condicional, Optativo e Imperativo. O modo subjuntivo costuma provocar dúvidas porque é confundido facilmente com algumas conjugações do modo indicativo.
Como amolecer tinta de parede seca?
Quem tem direito a Meia-entrada Bilheteria Digital?
Qual é o aplicativo mais usado no mundo?
Quanto ganha uma bailarina do Royal Ballet?
Quais os sintomas de gordura abdominal?
Como rezar para o anjo da guarda de outra pessoa?
Qual o método de ensino utilizado no Brasil?
Como é geralmente chamado um super usuário no MySQL?
Como limpar piso cerâmico fosco?
É uma das características da Caatinga mata branca na língua indígena?
Quais os benefícios da governança de TI?
Quanto custa uma cirurgia de retirada de excesso de pele?
Qual é a bota mais confortável?