O capacitismo significa a discriminação de pessoas com deficiência, sua tradução para o inglês é ableism. O termo é pautado na construção social de um corpo padrão perfeito denominado como “normal” e da subestimação da capacidade e aptidão de pessoas em virtude de suas deficiências.
Falar que alguém é cego por não te cumprimentar na rua ou que deu mancada por cometer um erro são exemplos clássicos de capacitismo, o preconceito contra pessoas com deficiência. O termo, que vem da tradução do inglês Ableism , significa destratar ou ofender uma pessoa por sua deficiência.
De forma resumida, capacitismo é o termo que define a discriminação de pessoas com deficiência (PCDs) e neurodivergentes (NDs). ... Se isso é uma novidade para você, vale a pena tentar entender o que ele significa e o mal que ele pode fazer às pessoas com deficiência, seja no ambiente de trabalho ou na vida pessoal.
O capacitismo, assim, é uma manifestação de preconceito para com as pessoas com deficiência ao pressupor que existe um padrão corporal ideal e a fuga desses padrões torna as pessoas inaptas para as atividades na sociedade. ... O Capacitismo nega a cidadania ao enfatizar a deficiência e não a pessoa humana.
O discurso de superação atribuído a uma pessoa com deficiência quando ela realiza uma atividade ou uma conquista é outro exemplo que escancara o capacitismo estrutural da nossa sociedade, porque mostra quantos direitos são negados e políticas de acesso ainda são necessárias para que essas pessoas tenham vidas justas.
23 curiosidades que você vai gostar
Em linhas gerais, o capacitismo é o preconceito que tem como base a “capacidade” de outros seres humanos. Principalmente, quando se pensa na parcela da população que possui algum tipo de deficiência.
Chamar alguém de ou se autodefinir como "retardado"
Portanto, usar do termo para se autodefinir quando fizer algo de "errado", ou chamar alguém de "retardado" para xingar ou ofender aquela pessoa é outra forma de manifestar o preconceito frente quem é PCD, reforçando essa falsa ideia de superioridade.
As consequências do capacitismo
É isto que ocorre quando se discrimina alguém por conta de uma deficiência. Assim, o capacitismo é uma prática que marginaliza a pessoa com deficiência e a impede de desenvolver seu potencial junto de outros grupos, ver e viver o mundo lá fora.
“O capacitismo coloca na cabeça das pessoas que a gente não tem capacidade de opinar, de se impor, de falar. E por isso a luta é muito silenciada. Porque as pessoas crescem com esta ideia e por isso não dão voz pra gente”, comenta.
A partir de relatos sobre atitudes cotidianas que caracterizam a lógica capacitista que nossa sociedade está acostumada a enxergar a deficiência, como exceção, condição a ser superada ou corrigida, e não como diversidade e valorização do respeito às diferenças.
Como evitar o capacitismo
A melhor forma de evitar o capacitismo é evitar utilizar uma linguagem preconceituosa. Por mais que, muitas vezes, as frases sejam usadas na “inocência”. Sendo assim, pessoas com qualquer tipo de deficiência merecem respeito e devem ser tratadas com educação.
Para não cair no erro e deixar de cometer capacitismo, separamos 6 dicas bem simples e que podem fazer a diferença.1 - Informe-se. ... 2 - Não estereotipe pessoas com deficiência. ... 3 - Siga pessoas com deficiência. ... 4 - Fale sobre o assunto com sues amigues e família. ... 5 - Lute por acessibilidade.
Uma das formas veladas de capacitismo é a presunção de incapacidade da pessoa com deficiência. Isso acontece quando, ao ver uma pessoa com deficiência, seu primeiro pensamento é subestimá-la. Deduzir que simplesmente por conta da deficiência de uma pessoa ela não tem condições de realizar atividades cotidianas.
A discriminação das pessoas com deficiência, ou seja, o capacitismo, é, inclusive punida por lei. A Lei Brasileira de Inclusão, instituída em 2016, define no art. 4 que “toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação”.
O capacitismo se manifesta todos os dias de diferentes maneiras: quando você usa um banheiro para pessoas com necessidades especiais ou quando questiona a necessidade de que um banheiro especial seja instalado em uma empresa ou mesmo em um espaço público; quando diz ao colega (que você sabe ser portador de alguma ...
Esse comportamento de segregação da sociedade na relação com as pessoas com deficiência pode ser caracterizado como uma manifestação do capacitismo. O capacitismo consiste na desvalorização e desqualificação das pessoas com deficiência com base no preconceito em relação à sua capacidade corporal e/ou cognitiva.
O que é capacitismo e como atitudes aparentemente inocentes podem ferir os outros. O termo capacitismo foi traduzido de uma forma inglesa, ableism. Ele é usado para descrever a discriminação, o preconceito e a opressão contra pessoas com deficiência, mas não apenas isso.
Além da falta de acessibilidade física, como rampas e elevadores, a ausência de uma cultura mais inclusiva (barreiras atitudinais) aumenta o preconceito com deficientes, colocando-os em situações de constrangimento.
NÃO USE: Deficiente mental, doente mental. São também considerados inadequados e ofensivos termos como retardado ou mongoloide. Os termos corretos são pessoa em cadeira de rodas ou pessoa que usa cadeira de rodas. Coloquialmente, pode-se falar cadeirante.
Trata-se de uma conduta respeitosa, que infere competência e não incompetência das pessoas com deficiência. Presumem incompetência, por exemplo, quando não falam diretamente com a pessoa autista, por acreditarem que ela não será capaz de entender, ou tratam um adulto com deficiência como se ele fosse uma criança.
Como ajudar a evitar o preconceito em sala de aula: 5 dicas para...Leve diversidade cultural para a sala. ... Exponha os alunos a diferentes pessoas e ambientes. ... Implemente lições explícitas sobre racismo e resolução de conflitos. ... Converse com os estudantes sobre justiça social. ... Use livros para explorar tópicos difíceis.
O capacitismo está intimamente ligado à exclusão das pessoas com deficiência nas instituições de ensino e no mercado de trabalho. Essa realidade que não prejudica só as PcD, mas também toda a sociedade, que continua excludente e perde as oportunidades que a diversidade proporciona.
“A primeira é a partir da ideia do incapaz. Você subestima a capacidade intelectual e física da pessoa porque ela tem uma deficiência”, explica. Isto acontece em repetidas situações, como nas atividades diárias. “Você está na rua, encontra uma pessoa com deficiência executando uma tarefa normal e oferece ajuda”.
Deixe de lado a necessidade de falar para a pessoa com deficiência que ela é um exemplo de superação, afinal, ela não tem essa obrigação. Não fique valorizando todo tipo de atitude da pcd, isso pode mostrar que você não acreditava no potencial dessa pessoa; Ninguém é herói, nem mesmo os pcds.
É preciso informar! De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como parte da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, 8,4% da população brasileira acima de dois anos possui algum tipo de deficiência, o que equivale a aproximadamente 17,3 milhões de pessoas.
Quantos Miojos posso comer por semana?
Totalmente demais qual horário?
Quem é autônomo pode receber seguro desemprego?
Como fazer a embalagem do seu produto?
Meu cabelo está caindo demais o que devo fazer?
Qual pomada é igual a Bepantol?
Qual o outro nome do Fenergan?
Como faço para pagar um boleto vencido?
Com que palavras começar uma redação?
Qual a origem da palavra consumir?
Quem esteve de Auxílio-doença pode tirar férias?