A escuta infantil, ou melhor, a escuta das múltiplas infâncias, vai muito além do diálogo em que um fala e o outro escuta. Consiste em reconhecer e se conectar com a realidade daquela criança, com suas vivências e experiências. Considerar os contextos familiares, sociais e culturais em que ela está inserida.
Como trabalhar “escuta, fala, pensamento e imaginação” na sala de aula?
Em que consiste a escuta das crianças e como esse conceito se concretiza na prática? Escutar crianças tem a ver com o adulto se conectar com suas realidades, vivências, necessidades e interesses. Sobretudo para conhecê-las e compreender como e o que estão expressando no mundo.
Ao utilizar o registro como um recurso que vai auxiliar para reviver o vivido, aguça-se a escuta das crianças e o olhar atento durante à ação pedagógica. Assim, o professor deixa de ser o centro da ação dando lugar à criança, ouvindo, observando e estabelecendo uma relação dialógica, o que provoca novos desafios.
A partir dos estudos realizados, entende-se por escuta sensível uma escuta atenta, que percebe os detalhes, indo além do que é dito por palavras, levando também em consideração os olhares e a postura que o outro apresenta.
Vamos falar sobre a “escuta ativa”. O termo diz respeito à conduta de educação que enfatiza a compreensão do outro por meio da comunicação baseada no respeito. Dessa forma, dando a oportunidade da criança expor seus sentimentos e expressar considerações sobre algo sem o atropelo da fala do adulto.
“ A escuta infantil é importante pois é urgente entender que as crianças, assim como os adultos, são atores sociais, protagonistas e autoras das suas próprias vidas”
(Site Brasil escola). É importante pensar de que modo é significativo valorizar a escuta das crianças na Educação Infantil porque, muitas vezes, a criança passa muito tempo na escola e precisa manifestar seus desejos para compreender melhor seu espaço.
Com certeza te ouvem, o problema é que não prestam atenção e não se importam com aquilo que você diz. Felizmente, são crianças e adoram brincar. Por isso, te apresentamos 5 brincadeiras para estimular a escuta ativa nas crianças de forma agradável e divertida. Como funcionam as brincadeiras para estimular a escuta ativa?
Em suma, utilizando a Pedagogia da Escuta, o educador precisa ser sensível para ouvir a criança atentamente, percebendo as linguagens, os códigos e os símbolos que as crianças utilizam para se expressar. Dessa maneira, o diálogo tornará significativo em seu conjunto, através de uma relação recíproca durante o processo de ensino-aprendizagem.
Para que serve o corretivo amarelo?
O que tira o amarelado do colchão?
Quantos filhos Leonardo tem fora do casamento com a Poliana?
Como ser uma pessoa controlada com dinheiro?
Qual é o nome do capitão mais forte de Bleach?
O que fazer em Praia Grande Angra dos Reis?
Qual a diferença do coração do peixe e dos anfíbios?
Quanto tempo pode ficar ligado um compressor de ar direto?
Quem tem pressão alta pode tomar cápsula de alcachofra?
Para que serve pinça ponta fina?
O que é conhecimento e quais os tipos?
O que é bom para tosse caseiro?
O que causa rachaduras nas paredes?
O que estudar para começar a programar?
Qual o salário mínimo para cuidador de idosos?