Projetos detalhados, uso de materiais adequados e mão de obra treinada, além da obediência às normas técnicas vigentes, são essenciais para evitar manifestações patológicas.
O fenômeno que causa a fissuração do concreto no estado fresco (antes do fim da pega do cimento) é conhecido como retração plástica, que ocorre por meio da rápida evaporação da água da superfície exposta do concreto não endurecido.
Para reduzir a suscetibilidade da estrutura às eflorescências, uma medida válida é optar por concreto dosado com cimentos com baixos teores de álcalis, como aqueles com adição de escória ou pozolanas. “Esses produtos apresentam menor quantidade de hidróxido de cálcio após o endurecimento do concreto ou da argamassa.
Por fim, podemos ainda mencionar mais dois tipos de ataque ao concreto, quando ele está em contato com os sólidos em movimento – a abrasão, ou, quando está em contato com fluidos- a erosão.
No ramo da construção civil patologia é um termo utilizado para descrever problemas construtivos que podem comprometer a integridade estrutural de uma obra. Essas patologias podem ser provenientes de diversas falhas, na maioria das vezes surgem de erro humano tanto na execução da obra quanto nos projetos.
Alguns são os mecanismos básicos que podem originar deformações no concreto: - retração de secagem, expansão ou contração térmica, deformação plástica; - expansão de materiais no interior do concreto (a exemplo da corrosão).
No caso da eflorescência já ter aparecido, deve-se realizar a limpeza com ácido acético em paredes e fachadas e observar o nível de água e se ele é recorrente. A fim de eliminar a causa, deve-se corrigir com um dreno, no caso de piscinas.
As patologias verificadas em pontes e viadutos têm natureza variada e, quando não tratadas adequadamente, comprometem a funcionalidade da estrutura. Uma possível explicação para o desenvolvimento de patologias em uma estrutura é ocorrência de falhas e incorreções em uma das etapas de construção (LOURENÇO, 2007).
Após isso são apresentados os mecanismos que levam um elemento estrutural á deterioração, de modo a fornecer informações de como os problemas que podem surgir futuramente podem ser evitados antes mesmo da concepção do projeto.
Normalmente, as patologias das construções são mais acentuadas a partir do momento em que acabam ficando mais visíveis às pessoas. “Desaprumos nos edifícios, afundamentos de piso e principalmente na questão estrutural, quando temos o aparecimento de fissuras e trincas nas paredes”, destaca.
Em seguida são listadas algumas das patologias mais encontradas, as principais características de cada uma, assim como a causa.
Qual é o país com mais natureza?
O que é medida de capacidade 4 ano?
O que é ética nas tradições religiosas?
Quais são as áreas de atuação do Direito Empresarial?
O que pode ser uma sensação de aperto na garganta?
Quem tem direito à herança do marido?
Por que segunda-feira Terça-feira?
Quais os sintomas de intoxicação por metais pesados?
Como funciona o cálculo do CDI?
É correto a escola cobrar matrícula e mais doze mensalidades?
Como é feita a caracterização das atividades de insalubridade e periculosidade?
Por que as teclas Dó piano são pretas é brancas?
Qual o prazo para dar entrada no Seguro Desemprego 2021?
O que consta na demanda de trabalho do assistente social?
Quais são as ideias chave da ética do cuidado?
Quais os requisitos e condições do sursis humanitário?