Atualmente, apenas 30% das escolas que registram matrículas de alunos com deficiência oferecem atendimento educacional especializado. Além disso, somente 26% contam com salas de recursos multifuncionais e apenas 4% dos professores que atuam nessas escolas têm formação específica em educação especial.
Para ela, o primeiro passo é pensar no sujeito, o que se espera dele, o que ele tem para contribuir e, a partir disso, pensar quais são as transições que podemos fazer no sistema atual. “Muitas vezes, a inclusão necessária é uma estratégia de conduta, de apresentação do material, do espaço físico.
Confira, a seguir, 4 estratégias pedagógicas que auxiliarão sua escola a vencer os desafios da inclusão escolar de alunos portadores de deficiência.
A educação inclusiva no Brasil Hoje, com as novas diretrizes do PNE, escolas regulares recebem alunos com necessidades especiais. Para que isso ocorra, as instituições de ensino precisam passar por adaptações, como a implementação de rampas de acesso.
Esses são os principais desafios da educação especial inclusiva. Não há materiais didáticos, essenciais ao aprendizado de alunos cegos, ou a adequação física do ambiente, como banheiros diferenciados e rampas que proporcionem a acessibilidade dos cadeirantes.
O uso de aplicativos ou de jogos possibilita trocas entre as crianças e aproxima o professor de elementos do dia a dia dos alunos. É uma forma de trazer games e aparelhos para a sala de aula, desenvolvendo seus potenciais educativos. A internet amplia o debate, através de blogs e conteúdos audiovisuais.
Um dos assuntos mais atuais do momentos, a educação inclusiva no Brasil, já foi tema de várias aulas por aqui. É importante ressaltar que a educação inclusiva entende a educação especial dentro da escola regular, transformando, assim, a escola em um espaço para todos.
Além de ser um direito, a Educação inclusiva é uma resposta inteligente às demandas do mundo contemporâneo. Incentiva uma pedagogia não homogeneizadora e desenvolve competências interpessoais. A sala de aula deveria espelhar a diversidade humana, não escondê-la.
No ambiente escolar, aprendemos a lidar com as dificuldades, obstáculos, limitações e diferenças. Nunca se falou tanto como atualmente sobre a Educação Inclusiva nas escolas, entretanto, educar para uma sociedade inclusiva pressupõe compreender toda uma complexa realidade presente nas salas de aula.
Educar para a inclusão, significa afirmar e garantir que todos têm o direito de estudar em uma escola regular onde terão a mesma oportunidade de acesso, permanência e aproveitamento do que é ministrado em sala de aula, independentemente de qualquer característica específica e peculiaridades que o aluno possua.
Qual a melhor maneira de consumir o brócolis?
Como tomar o chá da folha de mamão para diabetes?
Qual o nome do medo de se apaixonar?
O que pode ter no Vade Mecum para OAB?
Como chama o medo de ficar doente?
Como fazer a mistura do compound?
Qual é a responsável pela fotossíntese?
Como chama o osso lateral do pé?
Quando surgiram os primeiros centros urbanos?
Quando surgiram as primeiras ferramentas básicas feitas pelo homem?