Principal Vossa Excelência ou Sua Excelência. ... Vossa Senhoria ou Sua Senhoria. ... Vossa Magnificência ou Sua Magnificência. ... Vossa Santidade ou Sua Santidade. ... Vossa Eminência ou Sua Eminência. ... Vossa Excelência Reverendíssima ou Sua Excelência Reverendíssima. ... Vossa Reverendíssima ou Sua Reverendíssima.
VI. Como se dirigir aos Governadores e PrefeitosA carta começa com: Vossa Excelência.No corpo do texto: Excelentíssimo Senhor Governador/Prefeito.No envelope: Ao Excelentíssimo Senhor Fulano de Tal ou DD. Governador Fulano de Tal.
para tratar os reitores. A invocação, neste caso, pode ser simplesmente Senhor Reitor, ou então o tradicional Magnífico Reitor. Como todo profissional da área jurídica bem sabe, o tratamento a juízes e desembargadores continua sendo Vossa Excelência. Aceitam-se, porém, dois vocativos: Meritíssimo Juiz ou Senhor Juiz.
Freira. Sua/Vossa Reverendíssima.General. Sua/Vossa Excelência.Governador de Estado. Sua/Vossa Excelência.Irmã (madre, sóror) Sua/Vossa Reverendíssima.Magistrado e membro do MP. Sua/Vossa Excelência.Major. Sua/Vossa Senhoria.Marechal. Sua/Vossa Excelência.Ministro. Sua/Vossa Excelência.
“O único pronome de tratamento utilizado na comunicação com agentes públicos federais é "senhor", independentemente do nível hierárquico, da natureza do cargo ou da função ou da ocasião”, define o segundo artigo do decreto.
37 curiosidades que você vai gostar
Autoridades judiciáriasAuditores, Curadores, Defensores Públicos, Desembargadores, Membros de Tribunais, Presidentes de tribunais, Procuradores e Promotores: Vossa Excelência (V. Exa) – Vocativo: Excelentíssimo Senhor + cargo;Juízes de Direito: Meritíssimo Juiz ou Vossa Excelência (M. Juiz ou V.
3) Se se trata alguém por Vossa Excelência, o endereçamento da correspondência é excelentíssimo, ou, em abreviatura, Exmo.; se se trata por Vossa Senhoria, o endereçamento é ilustríssimo, ou, de forma abreviada, Ilmo.
O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo, por exemplo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República. É usado o pronome Vossa Magnificência para as comunicações endereçadas a reitores de universidade.
O que é Ilmo:
é uma abreviação do pronome de tratamento “Ilustríssimo” utilizado em comunicações oficiais. Após o ano de 1991, foi dispensado o seu uso considerando-se suficiente a forma de tratamento “Senhor”.
ª):utilizado para as autoridades em geral em tratamentos cerimoniosos. Vossa Excelência (V. Ex. ª):destinado às altas autoridades do Estado (Judiciário, Legislativo e Executivo) e alguns militares (oficiais generais, por exemplo).
Em correspondência dirigida a um padre, deveremos escrever: «Reverendo Senhor Padre... » Pessoalmente, poderemos dizer «Reverendo Senhor Padre...» ; ou, se houver maior intimidade, «Reverendo Padre...»
Peça ajuda ao prefeito.
Seja honesto com ele e não sinta que precisa bajulá-lo. Em vez disso, seja direto sobre as mudanças que gostaria de ver. Por exemplo: Como prefeito da nossa grande cidade, peço ao senhor para considerar outras soluções. Deixe sua carta com menos de uma página até esse ponto.
Para escrever uma carta de solicitação, é preciso ter claros os seguintes pontos: a reivindicação ser feita; quem é a pessoa competente para a resolução do problema; os argumentos a serem utilizados visando a persuasão do leitor.
Inicie sua carta com a marcação do local e da data em que ela foi feita. Se necessário, identifique o nome, cargo e instituição do destinatário. Utilize um vocativo (pessoal ou formal) para marcar o início do diálogo.
1. Muito excelente. 2. Forma de tratamento cerimonioso que se dá a pessoas que têm ou a que se dá excelência (abreviatura: Ex.mo).
abreviatura Abreviatura de excelentíssimo; forma de tratamento usada para autoridades, para pessoas que pertencem a classes mais altas ou com grande proeminência social: Ex.mo Sr. juiz de Direito.Com o mais elevado grau de excelência, de primazia e perfeição. Etimologia (origem da palavra exmo.).
O uso dos pronomes de tratamentoOs pronomes de tratamento costumam levar em conta os títulos ou qualidades das pessoas a quem nos dirigimos ou sobre quem falamos, como idade, cargo ocupado etc.,Na maioria dos pronomes de tratamento, utiliza-se a flexão no feminino, como em Vossa Alteza, Vossa Mercê, Vossa Eminência.
A(o) Exmo(a). Secretário(a) Municipal de Educação Sr(a). NESTA.
Abreviatura de vereadorExcelentíssimo Senhor Vereador, peço deferimento.Exmo. Sr. Ver., peço deferimento.Excelentíssima Senhora Vereadora, peço deferimento.Exma. Sra. Vera., peço deferimento.
A forma habitual de se iniciar uma carta para uma organização é utilizando-se as expressões Prezado Senhor ou Prezada Senhora. Estas cartas geralmente devem terminar com a expressão Atenciosamente. Se você souber o nome da pessoa a quem deve dirigir-se, use então Prezado Sr. Fulano de Tal e termine com Cordialmente.
[Nome da pessoa que envia o oficio], [nacionalidade], [estado civil], documento de identidade [número], CPF [número], residente e domiciliado em [rua, bairro, cidade], vem respeitosamente em face de Vossa Senhoria expor e ao final requerer.
4) Respondendo, de modo específico, à indagação do leitor, o tratamento que se deve destinar aos advogados e a um Presidente da OAB é Vossa Senhoria e Ilustríssimo.
Como simular rescisão no eSocial?
Como solicitar termo de Quitacao Caixa?
Quantos pontos são necessários para passar na USP?
Qual a diferença do câmbio automático para o automatizado?
O que é um sinônimo de uma palavra?
Quais as maiores empresas de marketing digital do Brasil?
O que uma pessoa com cirrose hepática pode comer?
Quem eram os jesuítas E o que eles faziam?
Qual promoção da TIM dura 30 dias?
Quanto tempo a vacina pode ficar na geladeira?
Para que serve o primer Fengshangmei?
Quais são os cuidados de enfermagem no Pós-operatório?
Quais os benefícios de um juiz?
Como chama uma pessoa de bonita?