Como reconhecer? A Flor de Sal tem textura mais úmida, flocada e de coloração cinza, branca ou amarelada, no caso da brasileira). A Flor do Sal, é mais granulada e mais seca.
Flor do sal não é o mesmo que flor de sal. Nas embalagens da Bombay e da Cia das Ervas, está escrito flor do sal que, vista de perto, é como um sal grosso, moído mais fino. Não têm a umidade típica da flor de sal. Os cristais são duros, não desmancham como os flocos colhidos na superfície das salinas.
Mas, o sabor dela é realmente diferente dos outros sais? A flor de sal é conhecida por carregar em si o sabor do mar. Se você já se arriscou a comprar outros tipos de sais, como o sal rosa do himalaia, por exemplo, deve ter se decepcionado com o quão normal o sabor costuma ser.
Andréia ressalta ainda que a flor de sal pode ser utilizada sobre quaisquer preparações: saladas, verduras ao vapor, carnes assadas, peixes, ovos, ou até sobremesas, como brigadeiros ou o famoso francês “Caramel à la Fleur de Sel”.
Segundo a nutricionista Joyce Rouvier, a flor de sal é rica em minerais, cálcio, ferro, zinco e magnésio, trazendo vários benefícios para a saúde quando inseridos na alimentação, como transporte de oxigênio, melhora da contração muscular e manutenção óssea.
21 curiosidades que você vai gostar
“Usá-la em casa é muito fácil. Você compra um corte de picanha e faz do jeito tradicional, na churrasqueira. Depois de pronto, bate o sal grosso e, na hora de servir, joga um pouco de flor de sal em cima da carne. O sabor é outro.
A flor de sal
Esse tempero é uma versão mais gourmet e saudável do sal que normalmente é utilizado na cozinha. Ele é formado pelos aglomerados dos primeiros cristais de sal que se formam nas superfícies das salinas. É feita uma operação bastante delicada e artesanal que retira uma fina película de sal.
Saiba como consumir a flor de sal
Por ser utilizada como tempero – substituindo o sal refinado – deve-se usar até 1 colher de chá por dia deste alimento, o que equivale de 4 a 6 gramas diárias.
A flor de sal é o nome dado aos primeiros cristais que se formam na superfície das salinas (locais de produção do sal). São coletados artesanalmente e não passam por processamentos e refinarias. Sua composição é rica em ferro, cálcio, potássio, cobre, iodo e muitas outras substâncias importantes para o organismo.
Como usar flor de sal
A flor de sal pode ser usada como tempero nos alimentos, mas não deve ser levada ao fogo porque desta forma perde a sua textura crocante e, portanto, sua utilização é bem diferente do sal marinho.
FLOR DE SAL: fina camada de cristais de sal marinho, coletado da cobertura das salinas do Rio Grande do Norte. Traz toda a riqueza bruta dos minerais, pois não passa por nenhum tipo de processamento. INGREDIENTES: Cacau orgânico, açúcar demerara orgânico, manteiga de cacau orgânica e flor de sal.
Sel gris (sal cinza) é outra possível opção para substituir a flor de sal. Mas é mais caro e mais difícil de encontrar. Você também pode utilizar um moedor com sal grosso para obter um grão de sal com tamanho similar à flor de sal.
A diferença fundamental é que o sal de cozinha passa por um processo de purificação para retirar suas impurezas (minerais) através de algumas substâncias químicas que acabam retirando também parte dos seus nutrientes. Enquanto isso, o sal rosa, considerado integral, não passa pelo mesmo processo.
Cores e tipos de sal
No Havaí, por exemplo, o sal negro tem esta cor por causa da lava preta e os vermelhos devido à argila vermelha adicionadas ao cloreto de sódio. No sal rosa do Himalaia, a coloração se deve aos minerais presentes, como ferro e manganês. Consequentemente, o sabor é de lava, argila, alga ou minerais.
Flor de sal são cristais de sal que se formam como uma crosta fina e delicada na superfície da água do mar, quando esta evapora. É usada na finalização de pratos salgados e doces, para dar sabor e enfeitar os alimentos.
A própria embalagem é a melhor forma de manter a flor de sal bem armazenada. Ela aparecem em formato de saleiro ou recipiente/caixa feita de cortiça. Como tempero nos alimentos, mas não deve ser levada ao fogo porque assim perde a sua textura crocante e por isso a sua utilização é bem diferente do sal marinho.
Considerado o mais saudável entre os sais, o sal marinho integral não refinado, não sofre adição de nenhuma substância química, apresentando um sabor menos salgado que o refinado e mostrando um maior valor nutricional. Além disso, ajuda a manter o metabolismo e o equilíbrio do sistema imunológico.
Grosso: Mais saudável porque não é refinado. Marinho: Não é refinado e tem mais minerais que o sal comum. Flor de sal: Contém aproximadamente 10% a mais de sódio que o sal comum, por isso não é indicado aos hipertensos.
É basicamente a camada superior das salinas, retirada antes que se deposite no fundo e forme o conhecido sal comum.
“O que indico sempre é salgar a carne até colocar na grelha, para que o tempero seja absorvido pela carne. O sal tem o papel de realçar o sabor da carne e não de ser um salgador ”, explica o chef.
O sal do Himalaia é considerado um sal mais puro, livre de toxinas e poluentes, sendo um dos tipos de sal mais antigos de que há registro. É, por isso, o mais indicado para incluir numa alimentação equilibrada. O sal do Himalaia tem, na sua composição, ferro, sódio, cálcio, potássio, enxofre, fósforo, magnésio e iodo.
As vantagens de se usar o sal kosher
Os chefes gostam de usar o sal kosher porque ele dá sabor aos alimentos, age como um realçador de sabor e ajuda as carnes e frutos do mar a reterem a sua umidade. Eles também o acham útil na preservação de carnes.
Formado por cloreto de sódio, o sal integral é obtido diretamente pela evaporação da água do mar, mantendo todos os seus micro minerais (aproximadamente 84) e nutrientes, inclusive o iodo, já que não passa pelo processo de refinamento.
O que é uma ruptura de tendão?
O que acontece com o cordão umbilical depois do parto na mãe?
Como saber se tenho dom da escrita?
Como interagir no Instagram Stories com clientes?
Como saber se tem processo no Ministério Público?
Como ficar com o psicológico mais forte?
Como se dá a formação do biofilme?
Como saber se sou o gene dominante?
Como ocorre esta rigidez muscular após a morte?
Como identificar pensamentos intrusivos?
Como ocorre a produção de leite nas vacas?
Qual o tratamento ideal para o canal do dente?
Como melhorar a internet do celular TIM?
Como saber que não tem passagem para parto normal?