Eram chamadas de avenidas ou cortiço-pátio os grupos de pequenas casas de baixo padrão, todas iguais, construídas num mesmo terreno (Bonduki, 2002, p.
6 tipos de casas que marcaram a história!Oca.Palafita.Pau a Pique.Alvenaria.Edifícios.Pré-Montadas.
Habitação Popular
Com a ajuda do FGTS, é possível dar moradia digna a muitas famílias brasileiras. Programa que promove a urbanização, prevenção de situações de risco e regularização de assentamentos. Famílias organizadas de forma associativa podem participar do programa.
As primeiras moradias foram cavernas e grutas que nada mais são do que grandes buracos nas rochas. Os animais já utilizavam esses espaços para se proteger de ameaças de outros animais maiores ou mesmo do frio e da chuva.
Os homens pré-históricos não tinham casa para morar. Descobriram então que as cavernas e grutas podiam abrigá-los da chuva, do frio, do sol, bem como dos animais perigosos. Esses homens eram conhecidos como nômades, pois não tinham moradia fixa.
26 curiosidades que você vai gostar
As moradias são geralmente adaptadas ao tipo de local onde estão sendo construídas. Portanto, é preciso levar em consideração as características geográficas de cada lugar como o tipo de solo, a altitude, a presença ou não de recursos hídricos, a disponibilidade de espaço, clima, entre outros.
Os materiais de construção eram sólidos, como a argila seca ou madeira, e os alicerces eram em pedra ou pilares de madeira e cobertos por terraços ou telhados feitos de colmo. As camas normalmente eram feitas do mesmo material que as paredes. As casas possuíam apenas uma divisão, com uma lareira para aquecê-la.
Mas a longa jornada de moradias humanas vem desde 25 mil anos A.C., quando os homens passaram a viver em cavernas. Desde então, vivemos em tendas, casas de barro, pedra e madeira, em edifícios e até alguns lugares meio estranhos, como as casas modernistas dos anos 50.
As primeiras construções de que sabemos remontam aos hominídeos, na pré-história. Esses nossos antepassados construíram abrigos de forma semicircular, utilizando pedras. Como este, conhecido como a Cabana de Terra Amata, cujos vestígios arqueológicos foram encontrados em Nice, na França.
Vestígios de fundações de grandes cabanas ovais foram encontrados na França datados de 400 mil anos a.C. Uma delas tem vestígios do que pode ser uma lareira. O homo heidelbergensis, foi a espécie de humanos que viveu entre 800 mil e 200 mil a.C. na Europa, e poderia ter construído estes abrigos.
ser maior de idade ou emancipado na forma da lei; morar no Distrito Federal, no mínimo, há 5 anos; não ter ou já ter adquirido imóvel no Distrito Federal; não ser contemplado com outro programa habitacional no Distrito Federal.
Os programas habitacionais têm como objetivo proporcionar moradias mais acessíveis principalmente às populações mais carentes. O mais famoso de todos é o Minha Casa, Minha Vida (MCMV), iniciado em março de 2009 pelo Governo Federal, que neste ano foi substituído pelo Casa Verde Amarela – entenda aqui o que mudou.
Uma habitação serve, em termos mais pragmáticos para providenciar abrigo contra a precipitação, vento, calor e frio, além de servir de refúgio contra ataques de outros animais (ou de outros seres humanos).
Assim, o homem começou a abandonar as cavernas e dá início à construção de suas próprias moradias. Essas moradias foram conhecidas por Nuragues, que significam construções edificadas em pedra, em forma de um cone incompleto, sem nenhum tipo de mistura de materiais para uni-las ou revesti-las.
Na época, a arquitetura era usada principalmente para refletir o poder de vários deuses. Governantes poderosos construíram pirâmides, templos e santuários monumentais. Longe de serem consideradas primitivas, as construções enormes, como a Pirâmide de Gizé, impressionam até hoje.
Arquitetura clássica
Durante esse período, os edifícios começaram a ser construídos a partir de princípios matemáticos. Assim, era mais fácil manter a simetria e proporção com perfeição. A arquitetura grega e romana, embora diferentes, se destacaram pela grandiosidade de suas obras.
Os arquitetos Gregori Warchavchik e Lúcio Costa são os responsáveis por um dos primeiros exemplos de moradia moderna para tra- balhadores no país, o conjunto de operários da Gamboa (Figura 1), no Rio de Janeiro, projetado em 1932 (Site Vitruvius).
( ) Os primeiros registros de moradia dos homens ocorreu no Vale da Mesopotâmia. ( ) A finalização do processo de sedentarização durou 50 anos. ( ) O sucesso da sedentarização do homem só foi possível pelo conhecimento da agricultura e pecuária.
Muitos dos grupos que viviam no Paleolítico instalavam-se em cavernas para sobreviver, enquanto outros preferiam montar tendas com o uso de madeira, ossos e pele de animais. As cavernas, inclusive, foram locais de uma das principais representações dos indivíduos dessa fase, a arte rupestre.
No Neolítico, os grupos humanos deixaram de ser nômades, ou seja, mudar constantemente de lugar em busca de melhores condições de sobrevivência, e se transformaram em sedentários. Os hominídeos se fixaram em um determinado lugar. Isso possibilitou o desenvolvimento da agricultura.
A primeira moradia – Cavernas e grutas
As primeiras moradias foram as cavernas e grutas, que são imensos buracos existentes nas rochas. Os animais já utilizavam esses locais para se esconder e se proteger de outros animais maiores e de condições do tempo, como frio e chuva.
“Esse dado contradiz a visão de que esses povos não tinham local de moradia fixa.” Antigas casas subterrâneas desse tipo, também encontradas em sítios arqueológicos de outras regiões frias do globo, eram construídas a partir da abertura de um grande buraco arredondado no chão rochoso.
Habitabilidade: A moradia adequada tem que apresentar boas condições de proteção contra frio, calor, chuva, vento, umidade e, também, contra ameaças de incêndio, desmoronamento, inundação e qualquer outro fator que ponha em risco a saúde e a vida das pessoas.
Para melhor entender a relação entre habitação e condições de moradia, foi necessário realizar distinções, pois, a primeira consiste na estrutura da casa, que se refere ao construído, enquanto que a segunda está para além, isto é, limita-se às condições de viver, com saneamento básico, alimentação, saúde.
Além disso, 24,4% das moradias urbanas brasileiras são consideradas inadequadas por apresentar ao menos um dos seguintes problemas: inadequação fundiária (terrenos irregulares), carência de infraestrutura, ausência de banheiro de uso exclusivo, cobertura inadequada e adensamento excessivo dos domicílios próprios.
Como regular o oxigênio para solda?
Quais as funções do controle do ar condicionado Samsung?
Como regular o sensor de marcha lenta Civic 2000?
Por que a febre amarela causa hemorragia?
Como regular a lenta do carburador 2e Brosol?
Como regular farol Corolla 2016?
Como regular caixa de descarga Celite?
Como o organismo reage a uma agressão?
Como fazer referência de um informativo do STF?
Quanto custa uma passagem de ônibus para Caldas Novas?
Como o mercúrio pode intoxicar os animais e os humanos?
Como jogar Among Us no navegador?
Quanto mais baixo for o pH mais ácido e o sangue e quanto mais alto for o pH mais básico e o sangue?
Como funciona o anticoncepcional Moliere 20?