Amiga de Santiago desde a infância, Capitu é descrita, ao longo de todo o romance, como uma mulher inteligente e alegre, apaixonada e determinada. Logo no início do namoro, podemos ver como a menina fazia planos para tentar livrar Bentinho do seminário, chegando a propor mentiras e até chantagem.
Trata-se, como todo mundo sabe, da conturbada história de amor entre Bentinho e Capitu, com um detalhe que, na verdade, constitui o ponto fundamental para a compreensão do romance: o protagonista é o próprio narrador, disposto a convencer o leitor de sua posição de vítima inocente de uma traição indesculpável.
O autor-narrador, e também personagem, nos deixa o maior mistério de um romance brasileiro: a traição de Capitu. ... Machado de Assis consegue envolver o leitor na trama, e inclusive seduzi-lo a gostar da personalidade e da sensualidade de Capitu que até o final nega o fato da traição.
Quanto Capitu finalmente engravida e gera o filho, Ezequiel (nome em homenagem ao amigo), Bentinho se sente traído, pois não consegue tirar da sua cabeça que ele é, na verdade, fruto da traição entre ela e seu amigo Escobar. Além disso, Bentinho descreve sobre a similaridade existente entre seu filho e seu amigo.
Por que Bentinho acha que Capitu o traiu? ... Um dos motivos mais fortes que levaram Bentinho a se afastar de Capitu foi o fato de ele achar que seu filho, Ezequiel, fosse, na verdade, filho de seu amigo, Escobar, em virtude de uma semelhança na aparência e nos modos de agir.
Não há provas decisivas e liquidantes de que Capitu tenha traído Bentinho. O narrador é o próprio Bentinho, já transmudado na velhice como o Dom Casmurro, alcunha que marcou uma personalidade amarga, triste, abatida, deprimida.
Luiz Fernando Carvalho
Capitu/Desenvolvido por
Foi pelos olhos profundos e inexplicáveis, diferentes conforme as circunstâncias, que Capitu se consagrou, deixando na literatura brasileira uma marca inconfundível: "olhos de cigana oblíqua e dissimulada" ou "olhos de ressaca" (descrição influenciada pela opinião de sua mãe, tia e um agregado, que não desejavam o ...
Procura-se enfatizar as regras de uma sociedade machista, onde as mulheres deveriam ser apenas esposas submissas e dedicadas; dentre essas mulheres se destaca a personagem Capitu por sua forte personalidade, representando uma mulher inteligente e sedutora, mas que nem com todos esses atributos é capaz de se ...
Inteligente, prática, de personalidade forte e marcante (ela era muito mais mulher do que Bentinho, homem), Capitu acaba se tomando a dona do romance: forma, inicialmente, com o narrador, um “duo terníssimo” e, depois, possa a constituir o centro do drama do protagonista masculino, com a entrada em cena de Escobar (“ ...
As circunstâncias apresentadas no romance não são capazes de confirmar nada, pois se trata de uma história contada pelo próprio personagem: não há outro ponto de vista que não o do próprio Bentinho. Selo comemorativo dos 150 anos de nascimento de Machado de Assis com trecho de Dom Casmurro.*
Na época que a família de Bentinho morava na fazenda de Itaguaí, José Dias curou com homeopatia um feitor e uma escrava que estavam doentes. Não quis receber dinheiro, mas aceitou a proposta para morar ali. Continuou com a família na mudança para o Rio.
Um filho é a mesma coisa; para educá-lo com os valores que queremos que ele viva, é preciso conquistá-lo, com dedicação, dia após dia, gastando tempo com ele, deixando de lado muitos dos nossos afazeres e prazeres para, simplesmente, entregar nossa inteira atenção a ele. Não se conquista um filho sem gastar tempo e dedicação a ele.
Como transferir os contatos do iPhone para o iCloud?
Como atualizar meu cadastro único pela Internet?
Como investir dinheiro no PagBank?
O que é a tonalidade da música?
O que é abscesso dentário grave?
Pode ser advogado e conciliador?
Tem como pagar para aumentar score?
Quanto tempo para religar a luz?
Quantas são as prepositions of place?
O que acontece se beber cerveja todo dia?
Quais as principais diversidades do Brasil?
Como saber se o plano de saúde é bom?