Em Atenas, o sexo entre homens era algo comum. Eles podiam ser casados e se envolver com mulheres – e nenhum dos dois comportamentos dava classificações exatas a alguém como “hétero” e “homossexual”. Isso não quer dizer que a sociedade ateniense era livre de tabus sexuais ou preconceitos.
Na Grécia Antiga uma pessoa tornava-se escrava de diversas formas. A mais comum era através da captura em guerras. Várias cidades gregas transformavam o prisioneiro em escravo. Estes, eram vendidos como mercadorias para famílias ou produtores rurais.
Casamento gay: Grécia legaliza as uniões gays apesar da firme oposição da Igreja | Internacional | EL PAÍS Brasil.
Os escravos eram os prisioneiros de guerra ou condenados por algum crime; um ultimo motivo para a escravização (que existiu como prática apenas até 594 a.C.) era por pagamento de dívidas; nesse caso, até mesmo um cidadão poderia virar escravo, reduzido socialmente à referida condição junto com seus filhos.
Na Grécia do período Clássico, os escravos, cuja condição variava segundo a região e sistema político-social dominante (como Atenas e Esparta, por exemplo), tinham sobretudo a obrigação de cumprir tarefas relacionadas com a casa do senhor, desempenhando além disso funções económicas.
Na Grécia Antiga, o relacionamento homoerótico entre um homem mais velho (erastes) e um jovem (eromenos) era considerado, segundo as leis da sociedade helênica, uma prática pedagógica. A referida prática tinha o objetivo de transferir conhecimentos de ordem filosófica, política, militar e até mesmo sexual.
O período da história conhecido como Grécia Antiga se estabeleceu entre os anos de 1.100 a.C. e 146 a.C.
A economia da Grécia Antiga era fundamentada na agricultura, no comércio e em produtos artesanais. Havia muito trabalho manual com produtos de tecidos, metal e couro, visto que as etapas de produção eram demoradas.
No Período Pré-Homérico (XX – XII a.C.), temos o processo de ocupação da Grécia e a formação dos primeiros grandes centros urbanos da região. Nessa época, vale destacar a ascensão da civilização creto-micênica que se desenvolveu graças ao seu movimentado comércio marítimo.
Esse período marcou a decadência civilizacional da Grécia Antiga, com a diminuição da população grega, com a movimentação de povos que abandonaram os povoados para se fixarem em locais que ofereciam melhores condições de segurança. Além disso, houve a perda do conhecimento da escrita, que só foi readquirida no século VIII a.C.
Qual o primeiro passo para iniciar uma construção?
Como medir a gravidade de um planeta?
Quanto tempo dura o chá de camomila depois de pronto?
Quais as diferenças entre o jogo de simples e o jogo de duplas?
Como conseguir alimentação enteral gratuita?
Quanto ganha um canal do YouTube?
Quais os tipos de função exponencial?
Como mudar o formato do vídeo para 16 9?
Quem foi o primeiro perito criminal?
Quando o inquilino pode pedir usucapião?
Quais são os personagens da narrativa a lenda do Xingu e do Amazonas?
Quando é que 2 +2 não é igual a 4?
Qual o objetivo do sigilo profissional?
Como tirar a vibração do Rocket League?
Quais os sinais de melhora da pneumonia?