Cinema mudo. Desde o início, inventores e produtores cinematográficos tentaram casar a imagem com um som sincronizado.
Para Alziro Barbosa (Marighella, Bela noite para voar), o preto e branco reserva sempre a essência do sentido das coisas, já que sem a possibilidade de distração das cores, consegue preservar a essência da cena, do objetivo e vai a fundo no que são os personagens.
Filme mudo – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Diz-se do que não é colorido: Assisti a um filme preto e branco.
Uma viagem: do preto e branco para o colorido - Jornalismo Júnior. Em 1895, os irmãos Lumière projetaram para o público o filme de um trem saindo da estação. Com pouco mais de um minuto, preto e branco e sem som, a plateia ficou assombrada. Eles acharam que o trem iria sair da tela, e fugiram do local.
Paulo - Cinema pintado nasceu em 1895 - 25/2/1996. O cinema nasceu sem som e em preto e branco. Mas a história da cor no cinema começou antes mesmo da sua invenção. Em 1895, alguns meses antes da invenção do cinema por Louis Lumière (1864-1948), na França, Thomas Edison criou o kinetoscópio -que não projetava o filme.
Com o auxílio de pinceis e lupas, era aplicada tinta quadro a quadro. Era um trabalho extremamente minucioso, caro e demorado. Outro método era tingir toda a película, criando uma espécie de “filtro”. Em alguns casos, pintavam-se apenas as partes escuras, deixando as claras em seus tons originais de branco.
Hoje em dia não é comum assistirmos filmes em preto e branco e, se o fazemos, é ou por curiosidade com a história do cinema e seus clássicos, ou porque algum cineasta contemporâneo resolve se utilizar do recurso por alguma razão estética, porém, nos primórdios da sétima arte, não era possível que um filme fosse feito de outra forma.
Ao mesmo tempo que o cinema em preto e branco (e colorido artificialmente) se desenvolvia, também eram desenvolvidas técnicas e tecnologias que possibilitassem a captação de cor naturalmente, de forma direta.
Assim, enquanto as fotos em preto e branco destacam a oposição entre dois termos antagônicos (luz e treva), as fotos coloridas só registram as diferenças entre múltiplos termos.
Como se baseiam numa contraposição de valores antagônicos, as fotos em preto e branco são mais propícias à expressão de juízos éticos sobre a realidade, pois o claro e o escuro estão tradicionalmente associados a conceitos polares: vida e morte, bem e mal, verdade e falsidade.
Qual é a pedra da sorte do signo Leão?
Qual é o objetivo da prática pedagógica?
Quais os seus principais desafios profissionais?
Quais são as classificações do predicado?
O que acontece com a luz quando ela atinge um copo de vidro?
O que é mais barato acrílico ou vidro?
Com quantos meses pode levar o bebe a praia?
O que passar primeiro protetor solar ou bronzeador?
Quanto é 100 mil bits na Twitch?
Com quantos meses pode sentar o bebê?
Como ocorre a absorção de água no sistema digestório?
Como colocar o Google Tradutor em português de Portugal?
Qual é o salário do Tiago Leifert?
O que preciso para tirar meus documentos?