Influenciada principalmente pelo Oriente, a escultura bizantina apresentava algumas características próprias. Além das já comuns características da arte bizantina, as esculturas agregavam atributos únicos. Uniformidade e rigidez, além da presença de folhagens estilizadas e linhas geométricas delimitadas.
A arte bizantina se destacou na pintura e na arquitetura, mas a sua forma mais expressiva foi o mosaico. O destaque para a arquitetura foi a construção de grandes e imponentes igrejas. Na pintura, as principais obras foram as pinturas e afrescos.
Arquitetura Bizantina foi aquela desenvolvida pelo Império Bizantino durante a Idade Média. Suas principais características são os mosaicos vitrificados, ícones, pinturas sacras e cúpulas. O período bizantino na arquitetura ficou marcado pela ascensão do cristianismo e criação de novas técnicas construtivas.
O foco era a vida de Cristo e por vezes retratavam os santos. Pelo fato de o império estar associado à religião, muitas vezes encontramos mosaicos que retratam o imperador e sua esposa entre Jesus e Maria. Eles eram criados com pequenos pedaços de pedras coloridas, colocadas sobre cimento fresco em uma parede.
Mosaico Bizantino
Eram aplicados no interior das igrejas e exibiam cores intensas e materiais nobres que refletiam a luz, concedendo suntuosidade aos templos. Eram criados a partir de pequenos pedaços de pedras em cores distintas, colocados sobre cimento fresco em uma parede e que compunham, assim, um desenho.
32 curiosidades que você vai gostar
Destaca-se na escultura o trabalho com o marfim, principalmente os dípticos, obra em baixo relevo, formada por dois pequenos painéis que se fecham, ou trípticos, obras semelhantes às anteriores, porém com uma parte central e duas partes laterais que se fecham.
A escultura bizantina caracteriza pela influência oriental, sendo uma referência da degeneração do Império Romano do Ocidente. Podemos citar como características principais: uniformidade, rigidez, falta de naturalidade e presença de linhas geométricas e folhagens estilizadas.
O mosaico é expressão máxima da arte bizantina e não se destinava apenas a enfeitar as paredes e abóbadas, mas instruir os fiéis mostrando-lhes cenas da vida de Cristo, dos profetas e dos vários imperadores.
Mosaico bizantino
Ele é feito através de um técnica em que as imagens são formadas a partir de pequenos pedaços de pedras com cores variadas, dispostos lado a lado. Assim, os fragmentos são fixados em uma argamassa e posteriormente recebem uma mistura de cal, areia e óleo para preencher os espaços entre eles.
Na arquitetura bizantina, destacam-se as construções religiosas. Mosteiros, igrejas, construções majestosas, imponentes e com muito espaço. Área externa e interna grandiosas são destaques arquitetônicos do período. Cúpulas, colunas e linhas geométricas demarcadas são algumas das características.
O mosaico é a expressão máxima da arte bizantina e, não destinando-se somente a decorar as paredes e abóbadas, serve também de fonte de instrução e guia espiritual aos fiéis, mostrando-lhes cenas da vida de Cristo, dos profetas, e dos vários imperadores.
Igrejas, monastérios e fortificações são as construções mais comuns dessa época. Foi dos bizantinos que herdamos questões construtivas importantes, como a alvenaria ornamental, a arte decorativa (mosaicos e afrescos) e a cúpula ou domo pendentivo.
A cultura bizantina era uma mistura de influências romanas, helenísticas e orientais. A cidade de Constantinopla era um importante centro comercial e cultural, e foi dali que o cristianismo se expandiu. Adotaram o grego como idioma oficial no século VII e mantiveram constantes relações com os povos asiáticos.
Uma das maiores expressões culturais ocorridas no governo do Imperador Justiniano foi a preponderância religiosa na Arte Bizantina. Essa arte, além de demonstrar todos os seus aspectos religiosos, expressava o poder, a riqueza, o respeito na figura do Imperador que simbolizava Deus na Terra.
O Cesaropapismo foi um fenômeno que vigorou no Império Bizantino e consistia na convergência do poder político e religioso na figura do imperador. O Cesaropapismo é um dos principais conceitos para se entender bem a organização política do antigo Império Bizantino (395-1453).
Obs.: O Imperador escolhia o Patriarca, cargo mais alto na Igreja Bizantina e o segundo homem depois dele.
As igrejas da arquitetura bizantina eram planejadas sobre uma base circular, octogonal ou quadrada com imensas cúpulas, criando-se obras enormes e totalmente decoradas. ... Por meio de um sistema de arcos, foi possível utilizar a cúpula em plantas quadradas, algo até então inédito no mundo.
Elas eram feitas em tamanho natural, pintadas com policromia e liberadas de pedra. De um modo geral, a escultura romana tem as seguintes características: Influência da arte etrusca e grega, mas com características dos próprios romanos; Não tinha um ideal de beleza, mas presava por representações realistas.
As características essenciais da pintura românica foram a deformação e o colorismo. A deformação, na verdade, traduz os sentimentos religiosos e a interpretação mística que os artistas faziam da realidade. A figura de Cristo, por exemplo, é sempre maior do que as outras que o cercam.
Eram características da arte bizantina, exceto: a) as figuras eram alinhadas em posição frontal; b) ausência de profundidade espacial; c) uso do ouro e da cor pura para transmitir solenidade; d) representações de histórias da mitologia. 4. De acordo com arte bizantina, a arquitetura sacra era feita com grandes cúpulas.
Pintura bizantina refere-se à produção pictórica desenvolvida durante a existência do Império Bizantino (395–1453) e/ou que segue o estilo desenvolvido nesse período.
"Bizantino" em si vem de "Bizâncio" (uma cidade grega, fundada por colonos de Mégara em 667 a.C.), o nome da cidade de Constantinopla antes de se tornar a capital do império sob Constantino. Este antigo nome da cidade raramente seria utilizado a partir daquele evento, exceto no contexto poético ou histórico.
Os mosaicos bizantinos
Eram geralmente imagens da vida de Cristo. Cristo com são Vital e santo Eclésio. ... Os imperadores também foram retratados nos mosaicos. Muitas vezes, eram colocados lado a lado com a Virgem Maria e o Menino Jesus.
As cerâmicas bizantinas eram relativamente rudes, pois a cerâmica nunca era usada nas mesas dos ricos, que comiam em pratarias.
Como foi a ocupação inicial do território do Rio de Janeiro?
Como elaborar um artigo acadêmico passo a passo?
Como higienizar cenoura para guardar?
Qual era o principal objetivo da Primeira Cruzada?
Como criar bloco de tijolo no Minecraft?
O que é preciso para trabalhar na Defensoria Pública?
O que é um anexo de um trabalho?
Como fazer corante com farinha de trigo?
Como se faz um chocalho com material reciclável?
Como fazer um caso clínico de um paciente?
Que material é feito o caderno?
Como fazer um texto em forma de comentário?
Onde encontro ativador de slime?
O que é um comentário crítico?
Como lavar as roupinhas do bebê pela primeira vez?
Qual é um dos legumes plantados pelos índios?