Do ponto de vista formal, Cecília Meireles demonstrou grande habilidade: é notável sua preocupação com a escolha do vocabulário e, assim como na poesia medieval portuguesa – outro de seus interesses –, escreveu versos curtos permeados pela musicalidade e pelos paralelismos.
Romanceiro da Inconfidência
Se eu nem sei quem sou, como posso esperar que venha alguém gostar de mim? O livro mais famoso de Cecília Meireles sem dúvida é o Romanceiro da Inconfidência, de 1953. São poemas que se situam historicamente nas Minas Gerais do século XVIII, da descoberta do ouro até a Inconfidência (movimento liderado por Tiradentes).
10 poemas imperdíveis de Cecília Meireles
O Espiritualismo e o orientalismo, tão prezado pelos simbolistas, também se fazem presentes na obra da poetisa. Algumas de suas obras abrem importante espaço para a reflexão sobre questões de natureza política e social, tais como a liberdade, a justiça, a miséria, a ganância, a traição, o idealismo.
Os 15 poemas mais lindos e marcantes da literatura brasileira
Rio de Janeiro Cecília Meireles/Lugares de residência
Matilde Benevides
Carlos Alberto de Carvalho Meireles
Cecília Meireles/Pais
Entre os seus temas mais frequentes estão o isolamento, a solidão, a passagem do tempo, a efemeridade da vida, a identidade, o abandono e a perda. Cecília passeou por entre o jornalismo, a crônica, o ensaio, a poesia e a literatura infantil. Suas palavras vêm encantando gerações e serão aqui por nós lembradas.
Observamos ao longo dos versos os sentimentos de melancolia, angústia e solidão já característicos da poética de Cecília. Vemos também a tristeza manifestada pela consciência tardia da transitoriedade da vida ("Eu não me dei por essa mudança"). A velhice se nota também a partir da degeneração do corpo.
Ou isto ou aquilo é um exemplar da poesia voltada para o público infantil (vale lembrar que Cecília foi professora de escola, por isso esteve bastante familiarizada com o universo das crianças). O poema acima é tão importante que chega a dar nome ao livro que reúne 57 poemas.
Romance de Santa Cecília (1957). A rosa (1957). Romanceiro da Inconfidência é considerada a principal obra da autora e se configura em um longo poema narrativo e histórico, pois fala da Inconfidência Mineira e seus personagens, além de mostrar fatos e personagens precedentes.
Como instalar perfil de cor no PC?
Como igualar os expoentes em notação científica?
Como fazer logaritmo com base em fração?
Como resolver o problema da barra de rolagem desce sozinha?
Como chegar do aeroporto de Porto Seguro a Caraíva?
Como solucionar o código do erro 0x8007007B?
Como instalar Windows 10 em um PC com Ubuntu?
Como ir do deserto do Atacama para Salar de Uyuni?
Para que serve as moedas do PACMAN?
Como jogar online no Fortnite?
Como colocar fonte no Word celular?
Como funciona os Jogos Mundiais dos povos indígenas?
Qual o melhor Kindle para ler PDF?
Qual é a última linha do Excel?
Quais são as regras do jogo de taco?