Vá apenas com o necessário, como relógio, aliança de compromisso, por exemplo. Não use roupas com cores extravagantes, dando preferência ao preto, branco e cinza. Ao chegar no portão principal, pelo lado de fora faça uma saudação ao exu SETE CRUZES, pois ele é o guardião da porteira principal.
Um deles é o Orixá Omolu que é o guardião de todos os seres caídos, negativados ou desequilibrados. Atua retendo e guardando esses espíritos no “embaixo” do Cemitério (tudo que está abaixo do nível neutro do Cemitério é regido por Pai Omolu e acima deste mesmo nível é Pai Obaluayê).
É essencial que se peça licença aos espíritos e aos guardiões do lugar, assim como se você estivesse entrando na casa dos outros. É respeitoso e necessário que você peça licença quando vai entrar na casa de outras pessoas, certo? Bater na porta, avisar com antecedência.
É uma das entidades mais cultuadas dentro da religião umbandista. Tem ritualística muito parecida com a de Exu Tata Caveira, com o qual costuma ser confundido. No entanto, enquanto Tata Caveira trabalha nos sete campos da fé, o Exu Caveira trabalha "nos mistérios da geração, na calunga" (cemitério).
Chegando no portão de entrada do cemitério, faça a saudação a Obaluaê e aos nossos Guardiões, peça a licença deles para que possa entrar neste campo sagrado de domínio deles. Não podemos esquecer de saudar as Almas ao passar pelo Cruzeiro, uns ficam do lado de dentro outros do lado de fora do cemitério.
A primeira orientação é evitar a ida aos cemitérios. Caso a opção seja a de ir até esses locais, será preciso manter os cuidados de distanciamento social, uso de máscara e de álcool gel, conforme recomendações dos órgãos de controle da pandemia.
Já os Exus Guardiões são os regentes planetários que velam pela paz e harmonia de todos, sejam eles seres de Luz, de Trevas ou humanos. Dos Guardiões emana o magnetismo mental que guarda a lei e estabelece o equilíbrio entre os planos desse planeta.
Em entrevistas constatei que os orixás que atuam no cemitério são omolu-obaluaê, iansã das almas, nana, ogum mege e ogum de ronda. E as entidades deste campo de força são os pretos velhos (linha das almas) e os exus.
Comece mentalizando o que deseja reaver pedindo a pomba gira MARIA MULAMBO DAS ALMAS.
Conforme a Umbanda, o Exu Caveira é um orixá que tem o atributo de proteção e pode ajudar as pessoas que o cultuam a livrarem-se de energias negativas. Ele também pode trabalhar com auxílio aos espíritos desencarnados em seu processo evolutivo até o momento da próxima encarnação.
No cemitério também, acredite, há entidades trabalhando duro nisso, não há necessidade da sua interferência ou, mais provável, de que você se coloque em risco. – Muitas tradições têm cuidados específicos para entrar e sair do cemitério, em alguns casos, isso é bastante elaborado, com oferendas e orações específicas a diversas entidades.
Um cemitério é um local cheio de história. Cheio de pessoas que participaram do mundo e que, hoje, apenas participam da história.
Há também as formas pensamento, ou seja, ideias, sentimentos, crenças, enfim, todo tipo de conteúdo mental que ganha força e é plasmado no local, afetando aos espíritos bem como aos visitantes encarnados. Inúmeras religiões falam sobre entidades que habitam os cemitérios ou que lá encontram seus pontos de força.
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