Para conseguir os remédios de alto ou baixo custo é necessário ter o Cartão Nacional de Saúde, que pode ser obtido em uma Unidade de Saúde da Prefeitura próxima à sua residência, levando cópias do CPF, RG, e comprovante de residência. O Cartão ainda acelera a marcação de consultas e os exames.
Os remédios de alto custo são distribuídos gratuitamente para quem tem a carteirinha do SUS, que pode ser feita em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS), por qualquer cidadão ou seus dependentes. Mas, a indicação será sempre feita e acompanhada por médicos, após consultas.
Recomenda-se que o paciente busque o medicamento por todas as vias extrajudiciais possíveis, antes de recorrer à Justiça. Primeiramente, deve-se protocolar requerimento escrito na Secretaria da Saúde (do Estado ou do Município), solicitando, com base em relatório médico, os medicamentos necessários.
A pessoa que precisa de um remédio de alto custo deve ter um laudo médico e receita médica especificando o remédio necessário, sua patologia etc. É bom que tenha o Cartão Nacional de Saúde (cartão do SUS), que pode ser feito em um posto básico de saúde.
Vale lembrar que portadores de hipertensão, asma e diabetes têm direito a medicamentos gratuitos, fornecidos pela Farmácia Popular, bastando dirigir-se a uma delas com documento com foto, CPF e receita médica.
30 curiosidades que você vai gostar
O que é considerado medicamento de alto custo? Na ausência de outros critérios, pode-se afirmar que medicamentos de alto custo são aqueles cujos preços atinjam algumas centenas de reais e até, milhares de reais. Há remédios, inclusive, em que uma caixa ou uma dose custam dezenas de milhares de reais.
Entre os documentos básicos necessários para entrar com uma ação judicial para obter o tratamento médico, podemos citar:Documentos pessoais do paciente (RG, CPF, CNH)Carteirinha do Plano de Saúde;Relatório médico que comprove a necessidade do tratamento.Negativa do plano de saúde.
Reclamar a falta de medicamentos ou insumos diretamente à Ouvidoria da Secretaria de Saúde de seu Estado, cujo telefone é disponibilizado no site da Secretaria de Saúde Estadual, ou em qualquer agência do SUS.
Contatar o departamento de assistência social do estabelecimento de saúde. Os profissionais podem indicar soluções e orientar o paciente. Caso se verifique que o medicamento que faz parte dos protocolos assistenciais está em falta na unidade, é conveniente notificar o caso para o Ministério Público.
Quais as células unitárias mais comuns em metais?
Como efetuar o pagamento da GRD?
Qual óleo é bom para dor de ouvido?
Quanto ganha o campeão da Copa do Mundo 2022?
Vai vem é substantivo simples ou composto?
O que significa 500k no Instagram?
Quantos animais foram para o espaço?
Como jogar Apex com teclado e mouse no Xbox One?
Quais os tipos de calça jeans que existem?
O que é bioma e quais os principais impactos ambientais nos biomas?
Quais os benefícios da testosterona para o homem?
Como saber o número da matrícula do contracheque?
Quem venceu a batalha de Termópilas?
Qual é o número da prosperidade?
O que são pensamentos automáticos crenças intermediárias crenças centrais e esquemas?