Um percentil é uma medida estatística e representa cada uma das partes de 100 partes iguais de um conjunto. Os percentis, permitem a comparação do crescimento de uma criança com a média, e comparar também o seu próprio crescimento. Permite também ver se há equilíbrio entre as várias medidas da criança.
Os principais fatores avaliados pelas curvas de crescimento são o comprimento, o peso e o perímetro da cabeça. Esse último deve ser acompanhado rigorosamente durante o primeiro ano do bebê.
Para calcular a altura da criança quando for um adulto, basta somar as alturas do pai e da mãe, dividir por 2 e, se for menina, subtrair 6,5 e, se for menino, somar 6,5 cm. Uma outra forma de saber a altura que a criança terá na vida adulta, é multiplicar por 2 a altura que ela tem aos 2 anos de idade.
O peso é calculado em percentil (ou seja, uma escala que varia de ). Por exemplo: se o bebê tiver o percentil 40, isso significa que 60% dos bebês de mesma idade são maiores do que ele, enquanto 40% são menores. A variação do percentil considerado normal é ampla, vai de 10 a 90.
O percentil do bebê é obtido a partir da comparação da medida do perímetro do crânio, do comprimento e do peso de um número de bebês. Ele serve para detectar anomalias no crescimento da criança, como desnutrição, obesidade ou problemas de crescimento.
As curvas de crescimento constituem um importante instrumento técnico para medir, monitorar e avaliar o crescimento de todas as crianças e adolescentes de 0 a 19 anos, independente da origem étnica, situação socioeconômica ou tipo de alimentação.
Se consultar o Boletim de Saúde Infantil e Juvenil do seu filho, nomeadamente as páginas referentes às curvas de crescimento, são quatro as curvas de percentis que vai encontrar: Cada uma resulta da união de pontos que correspondem aos valores médios de medições rigorosas de milhares de crianças, em várias idades, no âmbito de estudos científicos.
Consideradas pela Direção-Geral da Saúde instrumentos fundamentais para monitorizar o estado de nutrição e o crescimento de crianças e adolescentes, as curvas de crescimento ou de percentis constam do Boletim de Saúde Infantil e Juvenil, onde são registados os dados mais importantes da saúde da criança e jovem.
Como meninos e meninas têm padrões diferentes de crescimento, as curvas são distintas. O objetivo é que problemas como desnutrição, sobrepeso, obesidade e outras condições associadas ao crescimento e à nutrição da criança possam ser detectados e encaminhados precocemente. Veja, abaixo, as tabelas de curva de crescimento para meninas e meninos:
Qual era a profissão de Naamã?
O que a CLT diz sobre acúmulo de função?
Qual é a melhor Ranger ou Hilux?
Como se referir a uma pessoa não-binária?
Quais são os recursos renováveis e os recursos não renováveis?
Onde tem garimpo de diamantes no Brasil?
Quanto tempo demora para crescer a unha da mão?
Quando termina a MP 1045 2021?
Pode colocar naftalina no ralo do banheiro?
O que é a divisão na matemática?
Quais são e quantas são as tradicionais artes visuais?
Pode lavar parede com massa corrida?
Quanto um atleta olímpico ganha por mês?
O que devemos para evitar postura inadequada?
Como usar o veneno K-Othrine SC 25?
Quais são os instrumentos da síntese?