Atualmente a cirurgia pode ser feita de duas formas. Uma delas é feita com anestesia raquidiana (um bloqueio dos nervos) combinado com uma incisão na virilha ou no abdome com a colocação das telas especiais, para que haja o fechamento do defeito e o reforço dos tecidos. Outro método é utilizando a laparoscopia.
Após 15 dias, o paciente já pode voltar às atividades do dia a dia. É importante evitar esforço físico intenso, e somente após um mês o paciente poderá voltar a praticar atividades físicas.
No caso da hérnia inguinal, esta cirurgia de hérnia aberta demanda 60 minutos ou mais para ser concluída e, segundo a Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal, ainda é a metodologia cirúrgica mais utilizada para o tratamento dessas hérnias.
A cirurgia de hérnia inguinal, assim como qualquer intervenção cirúrgica, incide em riscos. Os mais comuns são: infecção, seromas, hematoma, dor e a recorrência ou recidiva da hérnia.
Existem duas ocasiões em que a hérnia pode matar. A primeira é quando ocorre estrangulamento do intestino. O segundo caso é quando há a obstrução intestinal.
22 curiosidades que você vai gostar
Essa porção do intestino que é afetada se desprende e uma perfuração é causada no órgão, fazendo com que fezes e o seu líquido interior, chamado de líquido intestinal, vazem para toda a cavidade abdominal. Como consequência dessa ocorrência, o paciente pode acabar falecendo.
A parte afetada, então, se rompe e ocorre uma perfuração do intestino, com extravasamento de fezes e líquido intestinal para o interior do abdômen. Como consequência, o/a paciente pode ir à óbito. A torção da alça intestinal pode causar sintomas como cólicas abdominais e dificuldade para eliminar gases e fezes.
— Feita eletivamente, a operação tem muito baixa mortalidade — afirma Beitler. As complicações da hérnia inguinal também exigem intervenção cirúrgica. Mas as chances de sucesso são menores. No caso de estrangulamento intestinal, o risco de morte é de 20%.
✴ Das hérnias que ocorrem na virilha (inguinais) as hérnias femorais são aquelas associadas a maior risco de complicações.
A hérnia escrotal acontece por causa do enfraquecimento dos músculos do canal inguinal fazendo com que partes do intestino ou demais conteúdo do abdome se desloquem através deste canal para o escroto.
A cirurgia para hérnia inguinal, também conhecida como hernioplastia inguinal, é a melhor forma de tratamento, sendo indicada especialmente quando existem sintomas. A cirurgia é realizada sob anestesia raquidiana e dura cerca de 2 horas.
Apos a cirurgia de hérnia é recomendado a deambulação logo que possivel. Deve-se evitar esforços fisicos maiores ou peso no primeiro mês, de acordo com a sua evolução e liberação do seu medico.
Nos primeiros dias, evite fazer esforço físico excessivo pois poderá sentir algum desconforto maior e colocar sua cirurgia em risco. Pode caminhar normalmente, evite carregar volumes acima de10 Kg, abaixar-se, subir muitos lances de escada e dirigir moto ou carro nos primeiro 10 dias após a cirurgia.
Depois da operação de hérnia, vc precisa ficar pelo menos 30 dias sem carregar nenhum peso, mas se a cirurgia foi aberta (com corte) ou se a hérnia era muito grande, esse repouso relativo pode durar até 90 dias. É importante seguir a orientação do seu/ da sua cirurgião/ cirurgiã.
Movimentos simples como caminhadas leves, subir escadas, e as ditas atividades de escritório não tem nenhuma restrição. Após 7-10 dias a maioria dos pacientes está apto e se sente confortável para voltar às atividades habituais.
Na maioria dos casos, com um cuidado adequado, as incisões cirúrgicas cicatrizam completamente no espaço aproximado de 2 semanas. A maioria das feridas cirúrgicas cicatriza por intenção primária. Características: A ferida é imediatamente fechada após a intervenção.
As principais complicações da hérnia inguinal são o encarceramento e estrangulamento da hérnia . No encarceramento , o volume do conteúdo da hérnia aumenta rapidamente, de forma que ela se torna irredutível, ou seja, o conteúdo não volta mais para cavidade abdominal.
Conheça os sintomas de complicações: dor intensa, com inchaço pronunciado e súbito, que pode ser seguido por náuseas e vômitos, e interrupção total ou dificuldade da eliminação de gases e fezes. Caso apresente os sintomas acima, procure uma unidade de pronto-atendimento.
Apesar de ser possível conviver com uma hérnia durante anos, sem qualquer complicação, não podemos prever o momento exato de uma complicação. O encarceramento que precede à estrangulação, uma complicação mais grave de uma hérnia inguinal, pois pode causar a morte do paciente em decorrência de infecção generalizada.
Os riscos são os mesmos de toda cirurgia de pequeno porte: hematoma e infecção na ferida operatória, rejeição à tela (caso seja necessário utilizar) e riscos inerentes à técnica anestésica utilizada.
A hérnia inguinal encarcerada pode levar a uma situação muito mais grave, que se chama hérnia inguinal estrangulada. Neste caso o intestino ou outro órgão existente dentro da hérnia pode morrer, se o doente não for operado rapidamente.
Técnica Convencional
Após aplicação de anestesia (pode ser raquidiana com sedação ou geral – em alguns casos selecionados até mesmo anestesia local!), são feitas incisões que permitem ao cirurgião atingir a região inguinal. O corte tem, em média, dez centímetros e é feito na virilha, sobre a região da hérnia.
Os sintomas de uma hérnia inguinal estrangulada são a dor intensa, vermelhidão e sensibilidade na região da hérnia. Outros sintomas associados podem ser náuseas, vômitos, febre e uma sensação geral de mal estar. No caso desses sintomas, é importante o paciente consultar o médico imediatamente.
Quando acontece a hérnia, uma parte do estômago acaba por subir pelo hiato e fica localizada no tórax, gerando sintomas semelhantes aos do refluxo, como sensação de queimação no estômago, arrotos ou refluxo dos ácidos do estômago que podem provocar tosse e enjoo.
Uma hérnia estrangulada ocorre quando o suprimento de sangue para o tecido herniado é cortado. Esse tecido estrangulado pode liberar toxinas e infecções na corrente sanguínea, o que pode levar à sepse e à morte. Hérnias estranguladas são consideradas emergências médicas.
Como agradecer às pessoas que me desejaram feliz aniversário?
Qual o correto sigam ou seguem?
Como é chamado o esporte Stand up paddle?
Qual o prazo para abertura de testamento?
O que que significa o nome Simba?
Qual o valor de uma infiltração no ombro?
Que ano foi construído o Shopping Aricanduva?
O que é um processo administrativo no Procon?
Como escrever Sinta-se abraçada?
Como se escreve relógio em português?
Como informar crédito Extemporaneo no SPED Fiscal?
Como o Stephen Hawking se comunica?