O PET-CT é feito através da injeção de glicose marcada com material radioativo chamado fluoro-deoxi-glicose (FDG-F18), com o paciente em jejum e em repouso. Após aproximadamente uma hora serão realizadas imagens do corpo inteiro.
De acordo com Berti, cada caso deve ser analisado individualmente para avaliar a necessidade de repetição do exame, chamado de PET-CT de intervalo, durante o acompanhamento da doença. O aparelho, que custa atualmente cerca de US$ 1,5 milhão, não tem contraindicações.
Após um repouso de 60 minutos, necessário para a concentração do radiofármaco no organismo, é feita a aquisição das imagens, processo que dura cerca de 20 minutos. Os resultados são liberados em até 48 horas.
A gravidade de um tumor é avaliada com base na luminosidade de algumas partes do resultado do PET/CT. Quanto mais intenso o brilho nos resultados, maior a atividade metabólica do tumor, o que é um sinal de alerta.
Basicamente, a PET-CT é um equipamento que permite a realização simultânea de uma PET e de uma TC. Já na PET-RM, são realizadas a RM e a PET ao mesmo tempo. As aplicações são parecidas com a PET, mas além das informações metabólicas da PET ganha-se também o detalhamento anatômico superior da TC ou da RM.
PREPARO PARA O EXAME:
Esse é um exame que revela alterações no metabolismo celular. Já CT é a sigla em inglês para “Tomografia Computadorizada”, exame que produz imagens detalhadas da anatomia do paciente por meio de tecnologia digital e recursos de raio-x. Para realizar esses exames é preciso aparelhos de alta tecnologia.
O PET/CT é um dos exames de imagem mais modernos usados em oncologia. Ele combina duas modalidades de exame, a tomografia computadorizada, e a emissão de pósitrons, capaz de detectar a atividade metabólica das células do corpo.
PET-CT Oncológico é um exame por imagem com alto nível de detalhamento, feito em uma máquina que agrega técnicas de Tomografia Computadorizada (CT) e Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET). Com a segunda, obtemos imagens da atividade metabólica celular.
O exame Pet-Scan, conhecido também pelo nome Pet-CT é um exame de diagnóstico por imagem (PET e CT) que quando realizados em conjunto são muito eficientes na detecção de cânceres, doenças do coração e problemas neurológicos.
Através de imagens de alta resolução o PET mostra de uma só vez todos os órgãos do corpo humano para o médico. Desta forma, ele consegue avaliar a existência de um câncer e se ele está ou não já disseminado. O conjunto de exames permite também que o médico avalie se o tumor é maligno ou benigno, sem a necessidade de qualquer procedimento cirúrgico.
Exame de PET-TC num paciente com melanoma metastático. Por identificar mudanças que ocorrem no metabolismo das células, as imagens podem mostrar lesões pequenas que não aparecem em outros exames de imagem. Como o PET é realizado em conjunto com a tomografia computadorizada, fornece mais detalhes do que cada um dos exames feitos isoladamente.
Em Oncologia, a grande indicação do PET-TC é para a detecção de tumores e suas metástases. O exame é realizado após administração intravenosa de um material radioativo (radiofármaco ou radiotraçador) que se acumula na área do corpo a ser examinada.
Como o PET é realizado em conjunto com a tomografia computadorizada, fornece mais detalhes do que cada um dos exames feitos isoladamente. O exame permite diferenciar nódulos benignos, que não captam o radiotraçador, daqueles que o fazem intensamente.
Quais os principais elementos da ação ética?
Como compartilhar vídeo no feed do Instagram?
Quantos homens os 300 espartanos mataram?
Quantas calorias perde em 20 min de Hiit?
Qual a diferença entre os livros Torá e Talmud?
Para que serve o pancake na maquiagem?
Qual a função do engenheiro de segurança do trabalho dentro do SESMT?
Quais as características do parto normal?
Qual é o estado brasileiro mais poluído?
O que fazer quando uma empresa exceder o limite de faturamento do Simples Nacional?
Quem pode fazer uma declaração?
O que fazer para evitar um ataque cardíaco?
Quais são os bairros mais perigosos de Campo Grande MS?