O método de desenvolvimento de plantas por meio de estacas é chamado de estaquia. Consiste em um método de reprodução assexuada de plantas, onde ocorre o plantio de estacas pequenas de caule, folhas e raízes em um meio úmido que proporciona o crescimento das plantas.
A estaquia/estacaria é um método de reprodução assexuada de plantas, que consiste no plantio de pequenas estacas de caule, raízes ou folhas que, plantados em um meio úmido, desenvolvem-se em novas plantas.
A estaquia é a mais fácil delas. Ela consiste em uma técnica para multiplicar uma planta a partir de suas partes vegetativas: folhas, ramos, galhos e estacas. Ou seja, você consegue produzir uma muda usando apenas um pequeno pedaço cortado de uma planta mãe.
15 dias
O tempo de enraizamento das plantas é geralmente entre 7 e 15 dias, contudo, ele vai variar de acordo com a espécie.
Uma estaca não é mais que uma parte viva (normalmente um caule) que foi extraído de uma planta com o objetivo de ser enxertado noutra ou num recipiente para que se desenvolva. A multiplicação por estacas consiste em realizar um corte limpo dessas pequenas partes com o fim de que acabem por se reproduzir.
É recomendado que cortemos as folhas restantes pela metade, para diminuir as perdas de água por transpiração. Colocamos os ramos em substrato adequado (terra, areia, entre outros), enterrando a base sem folhas. Assim, novas raízes se formam na planta, originando novas mudas.
Principal método de propagação de arbustos ornamentais, a estaquia é bastante usada para a propagação comercial, em estufas, de muitas plantas floríferas. É também usada em fruticultura.
Principal método de propagação de arbustos ornamentais, a estaquia é bastante usada para a propagação comercial, em estufas, de muitas plantas floríferas. É também usada em fruticultura.
Uma maneira de descobrir é fazer uma pequena raspadinha no tecido lenhoso. Ele revelará se existe um tecido verde por baixo.
Como fazer estacas: Passo a passo
Mantenha em um lugar quente e bem iluminado e observe as novas plantas aparecendo nessas bordas cortadas. Outras plantas populares que podem ser cultivadas a partir de estacas incluem: lavanda, confrei, filodendros, azevinho, fúcsia e muitos outros. Quase todas as ervas podem ser cultivadas a partir de estacas e podem até ser cultivadas em água.
Os gomos ou nós constituem os novos pontos de rebentação, enquanto as folhas produzem os alimentos para a sobrevivência da estaca. A extremidade inferior da estaca constitui o local onde surgirão as raízes. Qual a melhor época para fazer as estacas? Na Primavera, para as estacas tenras, a partir da rebentação desse ano.
As estacas devem ser mantidas em ambiente com elevada humidade relativa (para reduzir as perdas de água por transpiração), luz média, sem incidência directa da luz solar e temperatura à volta dos 20ºC. A melhor forma de conseguir estas condições é cobrir a zona de enraizamento com plástico transparente assente sobre aros de metal ou arame.
Margarida Costa Vamos continuar a dar-lhe dicas para que consiga "fazer" as suas próprias plantas, desta vez utilizando um fragmento de uma planta - uma estaca -, que, colocado sob condições favoráveis de humidade e temperatura, originará uma planta completa, com emissão de raízes numa das extremidades e rebentos na outra.
Tem como imprimir Carteira de Trabalho Digital?
O quê Saviani pensa sobre a educação?
Quais os três tipos de dilatação dos sólidos?
O que fazer quando o bambu da sorte começa a amarelar?
Quem nasceu nos anos 70 é de qual geração?
Quantas dezenas tem o número 23?
Qual é a carga horária de um curso de 2 anos?
O que quer dizer Maria e a mãe da Igreja?
Como aliviar tontura de ansiedade?
O que é a eletrônica de potência?
Qual é a personalidade do Jungkook?
É verdade que o sol visto da Terra ou de Marte tem o mesmo brilho?
O que fazer se a perícia foi negada?
O que são animais carnívoros herbívoros e onívoros?
Pode usar bepantol para candidíase?
O que acontece quando o cálculo renal bloqueia os ureteres?