Pois é, muitos brinquedos que existem hoje nasceram nas grandes civilizações antigas, e vários deles permaneceram inalterados ao longo do tempo. Do Egito, herdamos o jogo-da-velha, boneca e as bolinhas de gude. Da China, o dominó, os cata-ventos e as pipas. Da Grécia e da Roma, vieram as pernas-de-pau e as marionetes.
É importante lembrar que ainda existem carrinhos de madeira e bonecas de porcelana. Mas, os brinquedos como conhecemos hoje, ou seja, fabricados por uma indústria e comercializados pela internet ou em lojas especializadas, são em sua maioria feitos de plásticos e polímeros, contribuição da indústria do petróleo.
É possível que o hábito de brincar de boneca tenha derivado dessas primeiras figuras religiosas, relacionadas à fertilidade feminina. Entre os romanos, era tradição celebrar, junto com as homenagens ao deus Saturno (símbolo do tempo), em dezembro, festas particulares em que bonecas eram dadas de presente.
Os brinquedos, como a brincadeira em si, servem a propósitos múltiplos em seres humanos e animais. Oferecem entretenimento ao mesmo tempo cumprindo um papel educativo. Brinquedos aumentam o comportamento cognitivo e estimulam a criatividade. Auxiliam no desenvolvimento das habilidades físicas e mentais que são necessárias mais tarde na vida.
A viagem pela história dos brinquedos permite-nos percorrer culturas, estilos, modos de vida, regras sociais, uso de materiais e ferramentas, relações pessoais. É uma história recheada de curiosidades, inventores criativos, brinquedos que fazem sucesso e fábricas que lutam para se aperfeiçoar.
O brinquedo só passou a ser produzido, comercialmente, na metade do século XIX, em Nuremberg, na Alemanha. Mas era artigo de luxo, só os pequenos nobres podiam tê-los. Há cerca de 6.500 anos os japoneses já fabricavam bolas, utilizando com crinas de animais ou fibras de bambu.
Alguns dos brinquedos clássicos surgiram nos anos 60. Além do patinete e dos primeiros jogos de futebol de botão, houve o lançamento da boneca Susi e da Amiguinha. O bambolê tornou-se febre e o Autorama o sonho de consumo de muitos meninos.
São características da concorrência perfeita?
Como usar sombras coloridas no dia a dia?
Como preparar um livro digital?
Qual o nome do instrumento usado para tirar cravos?
Como acender uma lanterna japonesa?
Como transformar string em vetor Python?
Quando a gente pensa muito em uma pessoa ela sente?
Como que faz um coração coreano?
Qual a melhor luminária para mesa de trabalho?
Como saber se ele está me iludindo?
Quais são os benefícios psicológicos da ginástica laboral?
Qual o principal fator para realizar um atendimento de qualidade?
Como é que faz um fogão no Minecraft?