As principais formas de produção do ATP são a fosforilação oxidativa e a fotofosforilação. Um radical fosfato inorgânico (Pi) é adicionado a uma molécula de ADP (adenosina difosfato), utilizando energia proveniente da decomposição da glicose (na fosforilação oxidativa) ou da luz (na fotofosforilação).
Um dos principais locais de produção de ATP são as mitocôndrias, organelas presentes nos organismos eucarióticos, responsáveis pela produção de energia. No entanto, é importante destacar que organismos procarióticos também produzem ATP, sendo que essa produção ocorre no citosol da célula, por exemplo, pelo processo de fermentação .
A maior parte da produção de ATP ocorre nessa etapa, na qual acontece a reoxidação das moléculas de NADH e FADH 2. Nas cristas mitocondriais são encontradas proteínas que estão dispostas em sequência, as chamadas cadeias transportadoras de elétrons ou cadeias respiratórias.
A recarga do ADP para a produção de ATP pode ocorrer tanto durante a fosforilação oxidativa (processo que ocorre na respiração celular) como na fotofosforilação (processo que ocorre na fotossíntese). Importante na revisão de ATP: A produção de ATP é considerada um anabolismo, pois é um processo de síntese de uma molécula.
O ATP é um nucleotídeo modificado do RNA (ácido ribonucleico) e apresenta três grupos fosfatos em sua constituição, tendo a função de “pequenas baterias ...
Por que no Brasil não existe terremoto?
Quanto tempo leva a gestação de um gato?
Qual é a origem do sobrenome Ramos?
Como por fundo de historia instagram cor solida?
Quantos dias é ideal para ficar em Paris?
O que significa vip em inglês?
Como colocar google play no celular?
O que significa inning no beisebol?
Qual o tema da Semana do Meio Ambiente 2021?
Quanto tempo carrega o Moto G9 Play?
Qual a diferença entre recibo e quitação?