As principais formas de produção do ATP são a fosforilação oxidativa e a fotofosforilação. Um radical fosfato inorgânico (Pi) é adicionado a uma molécula de ADP (adenosina difosfato), utilizando energia proveniente da decomposição da glicose (na fosforilação oxidativa) ou da luz (na fotofosforilação).
Um dos principais locais de produção de ATP são as mitocôndrias, organelas presentes nos organismos eucarióticos, responsáveis pela produção de energia. No entanto, é importante destacar que organismos procarióticos também produzem ATP, sendo que essa produção ocorre no citosol da célula, por exemplo, pelo processo de fermentação .
A maior parte da produção de ATP ocorre nessa etapa, na qual acontece a reoxidação das moléculas de NADH e FADH 2. Nas cristas mitocondriais são encontradas proteínas que estão dispostas em sequência, as chamadas cadeias transportadoras de elétrons ou cadeias respiratórias.
A recarga do ADP para a produção de ATP pode ocorrer tanto durante a fosforilação oxidativa (processo que ocorre na respiração celular) como na fotofosforilação (processo que ocorre na fotossíntese). Importante na revisão de ATP: A produção de ATP é considerada um anabolismo, pois é um processo de síntese de uma molécula.
O ATP é um nucleotídeo modificado do RNA (ácido ribonucleico) e apresenta três grupos fosfatos em sua constituição, tendo a função de “pequenas baterias ...
Como solicitar prévia de reembolso Bradesco Saúde?
Como usar o PowerPoint online grátis?
O que escrever para enviar recebidos?
Como pedir pausa no consignado?
Como pedir para sair do emprego?
Como solicitar a ligação de energia elétrica?
Como proceder para solicitar a colocação de Quebra-molas na minha rua?
Como funciona a destilação do petróleo?
Como dispensar receita online?
Tem como passar o cartão de crédito à distância?
Como fazer um pedido de justiça a Xangô?
Como funciona a venda pela Amazon?
Qual é a melhor forma de dizer pra sua mãe que virou mocinha?