O arvorismo é uma recente prática esportiva de aventura. Consiste na travessia de um percurso suspenso entre plataformas montadas na copas das árvores. Esse percurso é preparado de maneira estratégica, utilizando cabos de aço e cordas, com o objetivo maior de aumentar o desafio e a adrenalina dos aventureiros.
Existem duas modalidades de arvorismo: Arvorismo acrobático – aqui, o grau de dificuldade vai aumentando durante o percurso. É necessário equilíbrio e coordenação; Arvorismo contemplativo – o trajeto é amparado por proteções laterais e plataformas mais firmes, diminuindo assim a dificuldade e os desafios.
Os mais simples são formados apenas por trilhas onde os suportes para os pés são móveis e por isso exigem a sua concentração. Alguns, são mais desafiadores e além das trilhas, englobam paredes de escalada para chegar até as plataformas e paredões de rapel para descer novamente ao solo.
O Arvorismo ajuda na busca pela paz de espírito, reconexão com a família, integração com o meio ambiente, flexibilidade e concentração. No entanto, os benefícios da modalidade vão além da prática esportiva ou do lazer familiar.
O montanhismo muitas vezes é confundido com o Alpinismo, que leva este nome do lugar onde surgiu este esporte - os Alpes, o lugar onde foram feitas as primeiras escaladas. Porém o nome depende muito do lugar, na Argentina é chamado de Andinismo, pois é praticado nos Andes, já no Himalaia de himalaísmo.
Arvorismo (Arborismo) é a travessia entre plataformas montadas no alto das copas das árvores ou postes de madeira, ultrapassando diferentes tipos de pontes e obstáculos.
Hoje temos três tipos de arvorismo, sendo o arvorismo técnico realizado por pessoas experientes em técnicas verticais, que tem seus próprios equipamentos e cujo objetivo é subir ou transpor as copas das arvores, o acrobático, que é uma extensão do técnico, criado para o entretenimento, onde os obstáculos a serem ...
1- Arvorismo Acrobático: É uma prática esportiva de aventura, com o intuito da diversão, do desafio. 2- Arvorismo técnico: Normalmente utilizado por pesquisadores, com o intuito de transpor os topos das árvores. 3- Arvorismo Contemplativo: Diferentes dos outros não precisa de equipamentos de seguranças.
Para praticar o arvorismo, não é necessário preparo físico e nem há limite de idade. Nos circuitos comuns, que servem tanto para adultos quanto para crianças, é preciso ter acima de 1,40 metro de altura para conseguir se segurar nos apoios ao longo do percurso.
Não é necessário ser atleta para praticar o arvorismo, mesmo porque o percurso é acompanhado por monitores. Além disso, a todo um aparato de segurança, chamado de kit arvorismo. O kit arvorismo é composto por: cabo de segurança, cadeirinha, polia, mosquetão e capacete.
O que fazer para ter um olhar sedutor?
O que significa ser uma pessoa deliberada?
O que fazer quando o tênis machuca os dedos?
Quem tem pedra no rim pode comer castanha?
Qual estrutura celular presente nas células eucariontes e procariontes?
Quem ganhou a guerra civil russa?
Qual a principal característica de uma lesão periapical de origem endodôntica?
Tem visto um homem diligente em sua obra?
Como saber o tipo sanguíneo do Recém-nascido?
Qual a importância da Psicomotricidade na aquisição da leitura e da escrita?
Qual a amperagem de um ar de 30.000 BTUs?
Como Adão morreu Record of Ragnarok?
Quais são os tipos de pintura em tela?