O sistema digestório da ave é completo, esses animais têm boca, faringe, esôfago, papo, proventrículo, moela, intestino, cloaca, fígado e pâncreas. Quando as aves se alimentam, o caminho do alimento é faringe, esôfago e papo. ... É pela cloaca que as aves eliminam as fezes e a urina e também põem os ovos.
O estômago das aves é dividido em proventrículo e moela. Após serem amolecidos no papo, os alimentos vão para o proventrículo, também chamado de estômago químico. No proventrículo, o alimento é misturado a enzimas digestivas e encaminhado para o estômago mecânico, muito conhecido como moela.
É o caso da moela, do papo e do proventrículo , que estão presentes apenas nas aves, assim como o ânus e baço estão presentes apenas nos seres humanos.
No sistema digestório das aves há uma dilatação no esôfago chamada de papo, que serve para armazenar o alimento e também para umedecê-lo, tornando-o mais macio. Ao armazenar os alimentos no papo, a ave tem a oportunidade de digeri-lo em um local mais seguro.
Nas aves, o processo digestivo tem início no estômago, o qual é dividido em duas partes distintas, o proventrículo (estômago glandular) e a moela (estômago muscular)
O pâncreas altera o ambiente intestinal de modo que possa ser tolerado pelas células intestinais. Isto ocorre através da secreção de água e de bicarbonato, que diluem e neutralizam o ácido produzido pelo proventrículo. Além disso, o pâncreas sintetiza enzimas digestivas importantes.
O Sistema digestório das aves compreende os seguintes componentes: boca, esôfago, inglúvio (papo), estômago glandular (pró-ventrículo), estômago mecânico (moela ou ventrículo), intestino delgado (formado por duodeno, jejuno e íleo), intestino grosso (cecos, colon e reto) e cloaca.
As aves granívoras apresentam moela e papo altamente desenvolvidos para ajudar na trituração e digestão de sementes, ou alimentos duros. Já as aves carnívoras apresentam moela e papo praticamente inexistentes, uma vez que o alimento capturado é mais mole e não necessita ser macerado.
Nas aves a digestão química ocorre no órgão chamado Proventrículo, e a mecânica na Moela. No Proventrículo estão presentes glândulas que secretam muco, ácido clorídrico e pepsinas (enzimas digestivas), estes compostos terão sua ação efetiva na Moela, onde serão auxiliados pela digestão mecânica.
O sistema digestório das aves apresenta algumas regiões especializadas que favorecem a sobrevivência do animal. Uma dessas estruturas serve para reservar o alimento temporariamente. Marque a alternativa que indica corretamente o nome dessa estrutura:
O intestino delgado das aves assemelha-se muito ao dos mamíferos, sendo que nas aves herbívoras o intestino é muito maior do que nas aves carnívoras. O intestino grosso desses animais é curto e termina na cloaca, onde também são lançados os ductos do sistema excretor e reprodutor.
Algumas estruturas que também são encontradas nas aves são as glândulas salivares (que variam de número e localização, dependendo da espécie), pâncreas e fígado, que liberam suas secreções no duodeno do animal através de ductos.
Quanto é a anuidade da OAB AL?
Como é feita a aferição de hidrômetro?
Qual a diferença entre tinta óleo e acrílica?
O que é um método de observação?
Porque devemos cuidar da alimentação desde os primeiros dias de vida?
Qual alíquota de ISS para representante comercial?
O que é um seminário e como Realizá-lo?
Quantas horas um Vigilante de banco trabalha por dia?
Qual a relação da matemática com a engenharia?
Qual é a taxa de expansão do universo?
Como tratar inflamação na uretra masculina?
Quais são os efeitos crônicos que o exercício resistido gera em pacientes cardiopatas?
Como saber se seus pais são toxicos?