Por outro lado, os fatores psicológicos que mais influenciam o desempenho esportivo são: a autoconfiança, a motivação, o controle emocional e concentração. Motivação: é muito importante em qualquer tarefa na qual queremos otimizar o desempenho, especialmente no esporte.
5 fatores que afetam o desempenho de um atleta
Esses pesquisadores, Weinberg; Gould (2008) descrevem vários fatores que podem influenciar os atletas no momento da competição, como: concentração, atenção, estresse psíquico, auto cobrança, aumento do nível de ativação entre outros.
“Alguns estudos indicam que níveis excessivos de ansiedade tendem a restringir o 'campo' da atenção, e o atleta poderá começar a prestar atenção somente a um número limitado de sinais”, pois a interferência dos fatores psicológicos tende afetar o desempenho físico do atleta (CRATTY, 1984, p. 91).
O treinamento de habilidades psicológicas, conhecido por THP, é o aprendizado sistemático e consistente de habilidades mentais ou psíquicas. Ele pode ajudar no controle da ansiedade, na concentração, na mentalização e visualização de provas, assim como a lidar com o estresse.
As condições ambientais adequadas para o desenvolvimento do esporte de alto rendimento englobam os aspectos referentes ao treinamento esportivo (anos de treinamento, qualidade do treinamento, qualidade do professor/técnico), as condições psico-sócio-econômicas (apoio dos pais, técnicos e colegas, condições financeiras ...
As características que são importantes para o desempenho físico e sobre as quais o indivíduo tem pouco ou nenhum controle incluem: 1- sexo; 2- idade; 3- somatotipo; 4- altura - distribuição e tipo de unidades motoras.
Para que ele chegue ao padrão de alto rendimento, três fatores são constantemente trabalhados com o atleta: o psicológico, o técnico e o social. Estes precisam caminhar juntos em prol dos objetivos definidos pelo profissional e por toda a sua equipe técnica. Atento a eles, o atleta pode alçar voos cada vez maiores.
Para atuar como psicólogo esportivo, o profissional precisa conhecer o esporte do qual fará parte. O objetivo é entender como os fatores psicológicos influenciam o desempenho físico e de que forma a participação nessas atividades influencia o desenvolvimento emocional, a saúde e o bem-estar do atleta nesse ambiente.
As principais Tendências apontam para:
Por isso, os profissionais relacionados à psicologia e ao esporte formularam a seguinte pergunta: quais são as variáveis psicológicas que determinam o desempenho esportivo? O que está claro é que, os fatores mentais afetam o rendimento esportivo, não apenas em atletas de alto nível, mas em qualquer pessoa que pratique algum esporte.
No esporte profissional de alto nível, não há grandes diferenças entre alguns atletas e outros em termos de potencial, treinamento ou habilidade física. Portanto, no esporte os fatores psicológicos são diferenciais e determinantes para alcançar o sucesso.
Aqueles que não recorrem à psicologia esportiva podem ficar atrás dos seus adversários. A psicologia esportiva voltada para os atletas de alto rendimento é a mais lembrada quando pensamos no assunto. No entanto, há também outras áreas de intervenção que podem ser exploradas. Veja a seguir cada uma delas.
Nesse trabalho, o psicólogo vai ouvir o jogador, fortalecer a autoestima, controlar a ansiedade e prepará-lo para a volta à rotina esportiva. Um atleta que participa de jogos individuais normalmente tem menos problemas com relacionamentos, já que ele próprio possui certa liberdade para compor o time que o auxiliará.
Em que parte de Velozes e Furiosos 7 Brian morre?
O que são fluxos imateriais exemplos?
Qual foi a causa da morte da cantora Whitney Houston?
Como reinstalar o msvcp140 dll?
Como foi a morte de Paulo de Tarso?
Qual a causa da morte de Aimée Semple Mcpherson?
Como foi a morte de Bartolomeu?
Como foi criada a Copa do Mundo?
Como instalar o MySQL no CentOS 8?
Como tomar o Paracetamol cloridrato de pseudoefedrina?