O clareamento dental consiste em utilizar produtos à base de peróxido de hidrogênio, que, quando em contato com a superfície dos dentes, conseguem quebrar as moléculas pigmentadas, dissociando-as em moléculas menores e deixando o dente mais claro, segundo o dentista William Kabach.
O gel clareador tem uma formulação ácida que pode ser feita tanto com o peróxido de hidrogênio quanto com o de carbamida, em concentrações variadas. Esse gel entra em contato com a superfície do dente e é ativado por um processo químico, de modo a liberar oxigênio.
Para saber como funciona o clareamento dental, é preciso entender que se trata de uma reação química: o gel clareador, à base de peróxido de hidrogênio ou carbamina, é aplicado no dente e tem o poder de quebrar as moléculas de pigmento.
4) O dentista aplica o gel clareador nos dentes com uma seringa. Em todos os casos, o ingrediente ativo é o peróxido de hidrogênio (a popular água oxigenada) ou o peróxido de carbamida (o mais usado).
Quanto custa um clareamento? Não existe um preço fixo. Mas pode variar de R$ 800 até R$ 3.000, dependendo muito da relação paciente-dentista e localização do profissional. Vale sempre fazer uma consulta e pedir um orçamento em até dois profissionais.
Quanto tempo dura o clareamento dental com moldeiras? O processo pode durar de 15 a 30 dias, dependendo do estado atual dos seus dentes e do objetivo final. É de grande importância seguir as recomendações do dentista e fazer o uso nos dias corretos, por isso se programe bem.
Os agentes clareadores agem principalmente através da oxidação de compostos orgânicos. Esses agentes são altamente instáveis e, quando em contato com o tecido, liberam radicais livres (principalmente o oxigênio) que oxidam os pigmentos.
O clareamento caseiro é feito através de uma moldeira, em que um gel clareador de menor concentração é aplicado, no período mínimo de 4 horas diárias. Nesse caso, o tratamento é um pouco mais demorado e os resultados progressivos.
Para saber como funciona o clareamento dental, é preciso entender que se trata de uma reação química: o gel clareador, à base de peróxido de hidrogênio ou carbamina, é aplicado no dente e tem o poder de quebrar as moléculas de pigmento.
Já o clareamento de consultório é feito com a aplicação de um gel clareador de alta concentração com interação de um laser ou luz de LED. Neste caso, o resultado é imediato.
O clareamento com pasta de dente clareadora, bem como, o uso de bicarbonato de sódio funcionam de uma forma diferente. Em casos como estes, o que ocorre é a abrasão, ou seja, é o lixamento do esmalte do dente, provocando uma desmineralização da estrutura. Esses recursos podem gerar o clareamento, no entanto, em geral, ele não é satisfatório.