A válvula de controle é aquela que balança e produz chiado quando a panela está com pressão. Já a válvula de segurança é uma de cor vermelha e feita de borracha ou plástico. Se ela salta para fora, garante que a pressão saia, prevenindo problemas na sua panela. Por isso ela deve estar sempre posicionada para baixo.
Para permitir que o excesso de vapor dentro da panela saia, evitando, assim, que ela exploda, existem duas válvulas. Uma delas apresenta um pino (chamada válvula controle) que sobe e desce, permitindo que o vapor saia e a pressão no interior não suba a níveis excessivos.
Porém, a pressão dentro da panela aumenta só até um limite. Qualquer pressão em excesso empurra o pino no centro da tampa, chamado de válvula de contrapeso, liberando o vapor.
Significa que há entupimento na tampa e você precisa desligar o fogão rapidamente, evitando que mais pressão acumule. Espere o vapor que está nela sair totalmente e retire a válvula de controle para desentupi-la. Feita a limpeza, é só colocar de volta a sua tampa na panela para continuar o cozimento.
6 sinais de que a panela de pressão da sua cozinha pode explodir a qualquer momentoA válvula não funciona corretamente. ... A borracha de vedação não está mais tão firme. ... Não a deixe muito tempo no fogo. ... Cuidado com a quantidade de itens que coloca na panela. ... Espere a pressão sair da panela. ... Limpe as válvulas de pressão.
28 curiosidades que você vai gostar
Isso acontece porque, ao entrar em ebulição misturada com pedaços de alimento, a água pode entupior a válvula com pino e a válvula de segurança da panela. E, com as válvulas entupidas, a pressão não consegue ser liberada e, eventualmente, vai empurrar a tampa.
Encher mais de 2/3 de alimento ou água é perigoso. - Verdade. O excesso pode entupir a válvula e fazer com que a panela exploda. Nunca ultrapasse a capacidade máxima, fique atento às instruções de uso.
Dicas importantes para cozinhar com a panela de pressão
– Nunca tente abrir a panela antes de deixar todo o vapor sair. Existem truques caseiros para acelerar esse processo, como colocar a panela debaixo da torneira ou usar um garfo para levantar o pino, mas eles podem provocar acidentes. Evite!
Tenha cuidado ao abrir
Jamais abra a panela assim que desligar o fogo. O ideal é esperar que ela esfrie naturalmente. Se estiver com pressa, coloque-a embaixo da torneira de água fria até parar de chiar, sem erguer a válvula.
6 - Atenção ao cozinhar alimentos que espumam na pressão
O espuma pode bloquear as válvulas de vapor e as aberturas de liberação de pressão. Alimentos que espumam incluem macarrão, ruibarbo, ervilhas, feijão, farinha de aveia, compotas e legumes.
Como a panela é hermeticamente fechada, o vapor d água não tem por onde escapar, o que faz com que a pressão interna aumente até certo limite. Além desse limite a pressão interna consegue levantar o pino da válvula, liberando vapor e impedindo que a pressão interna aumente e a panela exploda.
Quando colocadas embaixo d água, mesmo com o choque térmico, não há rompimento do material e, consequentemente, não há expulsão dos pinos (que poderiam atingir a pessoa que está manuseando a panela). O risco ocorre, de fato, em panelas fabricadas a partir de outros materiais, como o ferro.
Segundo Atti, esse excesso pode provocar o entupimento das válvulas e fazer com que a panela exploda, sem produzir o chiado característico do cozimento. “O ideal é sempre seguir as recomendações dos fabricantes”, recomenda.
Lembre-se sempre de resfriá-la antes de tudo. Você pode levar a panela para a debaixo de uma torneira e molhá-la com água fria, diminuindo a temperatura para poder abri-la em segurança.
Leve ao fogo alto até ferver. Quando o pino começar a chiar e a balançar, abaixe o fogo. Depois que o tempo de cozimento passar, desligue a panela, espere esfriar e sair toda a pressão de dentro naturalmente. NUNCA ABRA A PANELA SEM RETIRAR TODA A PRESSÃO.
Para saber se está dando tudo certo e a panela está realmente cumprindo o seu papel, em alguns minutos o pino vai começar a chiar e a balançar - mas não se assusta, é normal, isso significa que tá tudo indo bem. Você só deve começar a contar o tempo de pressão depois que o pino começar a chiar pra valer.
Você só poderá abrir a panela em segurança depois que o pino não fizer mais nenhum chiado. Para ter certeza, toque nele, se não fizer mais nenhum barulho, pode abrir. Viu como usar panela de pressão não é nenhum bicho de sete cabeças?
Limite o uso da panela a 2/3 do volume interno. Se você enchê-la além dessa medida, a pressão interna poderá aumentar muito, fazendo com que o líquido transborde e entupa a válvula principal (válvula com pino); Somente abra a tampa da panela quando não houver mais pressão interna.
A pressão máxima absoluta de operação de uma panela de pressão é cerca de 2 atm; portanto a diferença de pressão entre o meio interno e o externo (a pressão manométrica) é cerca de 1 atm. Uma panela de pressão construída para operar com tal pressão certamente suporta pressões maiores por motivos de segurança.
Panela de pressão elétrica
Esse é um modelo mais moderno e tecnológico que as convencionais. A panela de pressão elétrica também é mais segura, pois tem um controle interno da temperatura e timer inteligente.
As panelas de pressão reduzem o tempo de cozimento dos alimentos por elevar a temperatura de ebulição da água. Os usuários conhecedores do utensílio normalmente abaixam a intensidade do fogo em panelas de pressão após estas iniciarem a saída dos vapores. aumento da pressão interna e os riscos de explosão.
O que é ser um funcionário exemplar?
Quais são as três gerações anteriores a geração Z?
Como o câncer ataca o sistema imunológico?
Como substituir a palavra graça?
Como usar o Recruiter do LinkedIn?
Como funciona o aluguel de um quarto?
É um exemplo de vírus envelopado Marque a alternativa que explica corretamente essa definição?
Como se defender de uma pessoa?
Como é feito o suco de caixinha?
Quem pode usar sala VIP Mastercard?
Como funciona o Steam Remote Play?