A Lua é o único satélite natural da Terra e o quinto maior do Sistema Solar. É o maior satélite natural de um planeta no sistema solar em relação ao tamanho do seu corpo primário, tendo 27% do diâmetro e 60% da densidade da Terra, o que representa ¹⁄₈₁ da sua massa.
Além da Nova, Crescente, Cheia e Minguante, a Lua passa por mais algumas fases que compreendem o período do ciclo lunar. Vem entender! Quando somos crianças é comum olharmos para o céu noturno e achar que a Lua está nos seguindo. Assim como a Terra, o satélite natural está constantemente girando em torno do Sol.
Na verdade, as luas de outros planetas recebem essa denominação justamente por causa da "nossa" Lua. Segundo Basílio Xavier Santiago, professor do Departamento de Astronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, "Lua vem de Luna, que é o nome romano para a deusa grega Selene.
Cruithne, descoberto em 1986, orbita o Sol em uma órbita elíptica, mas parece ter uma órbita em ferradura, quando visto da Terra. Cruithne foi apelidado de "segunda lua da Terra".
Quando falamos de satélites naturais, estamos nos referindo a um corpo que orbita outro no espaço, assim como acontece com a Lua, o nosso próprio satélite natural. No nosso caso, a Terra gira em torno do Sol, enquanto a Lua gira em torno da Terra (e, consequentemente, também acompanha a órbita ao redor do Sol).
39 curiosidades que você vai gostar
Na Bíblia, há uma profecia sobre o fim do mundo, em Joel 2:31. Essa profecia fala sobre a Lua se tornar sangue: “O Sol se tornará em trevas, e a Lua em sangue, antes que venha o grande e temível dia do Senhor”. Em Apocalipse 6:12, esse acontecimento é mencionado novamente ao retratar o fim do mundo.
Se a Lua não existisse, a precessão seria mais lenta e o eixo de rotação seria mais instável. A Terra poderia se inclinar um pouco e, em vez de uma inclinação de 23 graus, poderia chegar a 40 graus, ou, num caso extremo, como acontece com Urano, cuja inclinação é de 90 graus, o que faz com que gire tombado.
"Segunda Lua" é tão pequena que é chamada de asteroide
A Terra tem, de certa forma, duas luas. A descoberta surpreendente foi feita apenas em abril por cientistas da Nasa, mas segundo eles a órbita do segundo satélite natural já dura 100 anos.
A descoberta das duas luas de Marte, Fobos e Deimos, ocorreu em 1877 quando o astrônomo americano Asaph Hall os identificou após uma longa busca, apesar do fato de suas existências terem sido especuladas antes.
“Lua” tem origem latina e remete a definição do “corpo celeste”, e do “satélite da Terra”. Mas também tem as suas raízes na mitologia romana, em que Luna é a encarnação divina da Lua e é um complemento feminino do Sol, considerado um deus.
Selene, a deusa da lua, era filha dos Titãs Hipérios e Tea e irmã da deusa Eos e do deus Hélios. É conhecida por seus vários casos de amor onde se destaca o romance com o simples e mortal pastor Endymion com quem teve 50 filhos.
Os gregos a nomearam o planeta de Gaia, entidade titânica que representa a terra. Já os romanos escolheram a palavra Telo para representar a Terra. O nome atual tem mais de mil anos, é de origem germânica e significa “solo”.
Fases da lua: Outubro de 2021
No dia 20 de outubro, inicia-se a lua cheia que vai até o dia 28 de outubro, onde novamente inicia-se a lua minguante, que é a lua que estamos hoje.
A principal teoria de formação da Lua é de 1975 e considera que um corpo celeste do tamanho de Marte, chamado Theia, colidiu com a Terra há cerca de 4,5 bilhões de anos, quando nosso planeta ainda estava em formação e era uma grande bola pastosa e quente. Um pedaço do globo terrestre teria se soltado e formado a Lua.
Por exemplo, a Lua é o satélite natural da Terra. Em setembro de 2011, havia 375 objetos no Sistema Solar classificados como luas. Dentre esses, 169 orbitam planetas e 206 orbitam planetas anões e corpos menores.
- Como o volume varia com o cubo do diâmetro, o volume da Terra é 49,6 vezes o volume da Lua.
Entre os planetas terrestres, somente Mercúrio e Vênus não têm luas. A Terra tem um satélite natural, a Lua. Marte tem dois, chamados de Fobos e Deimos. Júpiter, Saturno, Urano e Netuno – denominados gigantes gasosos – têm mais de 100 luas confirmadas.
O período sinódico da Lua é em média 29,53 dias, variando entre 29,3 e 29,8 dias.
Lua de sangue (Blood moon)
O nome é uma referência à vista impressionante que ela pode oferecer no céu noturno, geralmente com uma nova coloração avermelhada. Além disso, a Lua de sangue sempre será uma Lua cheia, já que é apenas nessa fase em que um eclipse pode acontecer.
Em 2006 um objeto com entre dois ou três metros de diâmetro foi detectado em órbita da Terra. ... No momento essa segunda lua está orbitando nosso planeta, mas assim como dizíamos sobre os personagens de Game of Thrones, melhor não se apegar.
O movimento orbital da Lua ao redor da Terra estabiliza o eixo de rotação do planeta, mantendo sua inclinação fixa em cerca de 23 graus em relação ao plano de sua órbita (essa inclinação é a responsável pela existência das estações do modo como as conhecemos).
A influência da Lua sobre a Terra movimenta as águas, provocando as marés. Na face da Terra voltada para a Lua, a água se avoluma formando uma onda. Essa onda resulta na maré alta. À medida que a Terra gira e a Lua se move ao redor dela, as marés também mudam.
Sem a Lua lá no céu, as marés ainda existiriam, mas o movimento de subida e descida seria bem mais lento, reduzindo em cerca de dois terços o tempo atual, de acordo com Matt Siegler, pesquisador da NASA.
O que significa a linha do coração?
Como saber a personalidade da pessoa pela letra?
Como fazer a limpeza da impressora no computador?
Como medir a força de um ácido?
Como saber qual é a sua fonte?
Como interpretar um exame de gasometria arterial?
Quanto tempo para o Morosil fazer efeito?
Como ler revistas digitais sem pagar?
Quais são as funções e ou tarefas da vigilância sanitária?
Como ler receita de crochê em inglês?
Para que serve o Google apresentações?
Quais livros estão em domínio público?
Qual o melhor horário para tomar metildopa?