SignWriting Hoje O sistema evoluiu ao longo dos anos, não tendo mais a forma como foi criado, em 1974. A escrita tornou-se pública e naturalmente foi sendo padronizada, envolvendo várias pessoas nesse processo; A SignWriting tornou-se muito popular nos Estados Unidos e cada vez mais divulgado em outros países.
Trata-se de uma forma gráfica de representação de línguas gestuais. No Brasil esse sistema é também conhecido como escrita dos sinais. A escrita dos sinais é um sistema de escrita empregado para a representação da primeira língua dos surdos – no Brasil a libras.
Segundo Fernandes (1990), Góes (2002), Midena (2004) e Silva (1999), a principal dificuldade do surdo em relação à escrita está relacionada à falta de domínio lexical, levando a apresentar alterações sintáticas, morfológicas e semânticas, prejudicando a estrutura textual, ficando o texto sem coesão e coerência.
É uma língua de modalidade gestual-visual, que se exprime através da combinação de sinais e expressões faciais, as chamadas expressões não manuais. Os sinais utilizados substituem as palavras de uma língua de modalidade oral-auditiva. Organizada em níveis fonológicos, morfológicos, sintáticos e semânticos, Libras é reconhecida pela linguística.
Uma frase negativa, por exemplo, será interpretada graças ao movimento da cabeça, e uma pergunta será entendida como questionamento pela expressão facial de dúvida. Tais expressões faciais podem ser consideradas complementos dos sentidos das frases ditas em Libras e, por isso, essa língua pertence à modalidade gestual-visual.
Finalmente após tantos anos - o projeto de Lei para a legalização e regulamentação da LIBRAS data de 19 a Língua Brasileira de Sinais é reconhecida como língua através da Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002.
Na escrita de sinais – SignWriting, todos os gestos com as mãos (posição das mãos, rotações, posição dos dedos e movimentos), faciais (olhos e boca) e a rotação da cabeça, ombros e demais partes do corpo utilizadas na comunicação possuem símbolos próprios que, combinados, promovem a formação da linguagem escrita (Figura 2).
Como relatar um incidente de trabalho?
Qual é o Anjo do mês de Janeiro?
Quais são os objetivos específicos?
Quais são os tamanhos de balões?
Qual é a temperatura no fundo do mar?
Quais são os 4 estilos na natação paralímpica?
O que a psicanálise fala sobre tatuagem?
É possível tirar um processo de um advogado e passar para outro?
Onde fazer reclamações do Boticário?
Qual a importância da esterilização nos procedimentos estéticos?
O que não é considerado direito real?
De quem é a competência do imposto de renda?
Quantas atualizações O A72 vai ter?
Qual é o objetivo do processo de integração?