O caracol tem o corpo e a concha enrolados em espiral. A concha o protege do calor e dos predadores. Ela aumenta de tamanho conforme o caracol cresce. O corpo da lesma é esticado — ou seja, não é enrolado como o do caracol.
Esses moluscos têm corpo mole coberto por concha dura que serve como proteção. Pertencem ao grupo dos gastrópodes. O caracol tem concha mais frágil e delicada, adaptada ao ambiente terrestre.
Para se mover, lesmas e caracóis contam com a ajuda de uma espéciede muco, secretado por uma glândula localizada na barriga. Essa substância gosmenta é importante porque ajuda no deslizamento do animal. Eles se movem fazendo movimentos ondulatórios, como as cobras e as minhocas.
Essa concha é feita de calcário, e pesa pouco mais de um terço do peso total. Os caracóis não têm audição e utilizam especialmente os sentidos do tato e do olfato que se situam em todo o corpo mas principalmente nas antenas, já que pouco enxergam com os olhos situados nas pontas das antenas maiores.
Liberam um muco ao rastejar, que serve muitas vezes para marcar o caminho para o seu habitat; Se alimentam de diversas plantas, mas existe uma espécie que é carnívora e se alimenta de minhocas e lesmas; São hermafroditas, podendo acasalar com qualquer outro caracol.
28 curiosidades que você vai gostar
Duas zoonoses podem ser transmitidas pelo caramujo: a meningite eosinofílica, causada pelo verme Angiostrongylus cantonensis; e a angiostrongilíase abdominal, causada pelo parasita Angiostrongylus costaricensis.
Predadores: roedores, javalis, crustáceos terrestres e outras espécies de caracóis.
A principal diferença entre eles é que o caracol tem concha e a lesma não tem. Ambos pertencem ao grupo dos animais de corpo mole chamados moluscos, entre os quais estão a ostra, o marisco e a lula. Um caracol se arrastando sobre uma folha. Esses animais geralmente vivem no solo, em plantas ou na água.
Doenças transmitidas pelas lesmas
A principal doença transmitida pelas lesmas vem dos ratos e elas fazem o papel de disseminar este vírus. A angiostrongilose pode ter formas físicas e neurológicas. Podendo causar dores como se fossem de apendicite, dores musculares, dor de cabeça e na nuca.
A respiração branquial é realizada pelos moluscos que vivem na água, como os polvos, lulas e ostras. A respiração pulmonar está presente em moluscos que vivem em ambiente terrestre, como os caracóis. A respiração cutânea ocorre com as lesmas que também vivem em ambiente terrestre, sob o solo e em árvores.
Mas você já se perguntou por que esses animais andam assim, tão devagarzinho? As lesmas e os caracóis deslocam-se vagarosamente porque seu movimento depende da ação de feixes musculares – ou, em outras palavras, de fibras musculares –, que se distendem e se contraem.
Exemplos de animais que rastejamCobra-listrada (Philodryas psammophidea) ... Cascavel tropical (Crotalus durissus terrificus) ... Teiú (Teius teyou) ... Lagarto rajado (Eumeces skiltonianus) ... Lagarto de chifres (Phrynosoma coronatum) ... Cobra-coral (Micrurus pyrrhocryptus) ... Jabuti argentino (Chelonoidis chilensis)
As lesmas e os caracóis deslocam-se vagarosamente porque seu movimento depende da ação de fibras musculares que se distendem e se contraem. Essas fibras estão localizadas na sola do pé desses animais. ... Esse muco é que facilita o andar desses animais. Com ele, o deslizamento se torna mais fácil, embora continue lento.
As conchas dos moluscos são feitas de um material chamado carbonato de cálcio. Para formar a concha, o corpo do molusco secreta substâncias que contêm carbonato de cálcio. Essas substâncias endurecem, formando as camadas da concha.
O corpo das lesmas é constituído por manto, pé e cabeça com um par de tentáculos ópticos e um par de tentáculos sensoriais, ambos retrácteis. São bastante sensíveis à desidratação e algumas também são sensíveis à luz. As lesmas são seres hermafroditas.
Animais invertebrados são aqueles sem coluna vertebral, ao passo que os dotados de coluna vertebral são chamados de vertebrados. ... O caracol pertence ao grupo dos animais invertebrados.
Tanto a cerveja quanto o leite atraem lesmas e caracóis, os quais deverão ser recolhidos e destruídos manualmente ou em água fervente. Também poderão ser colocados restos de hortaliças (talos, folhas, etc.) como atrativos, sobre jornais ou lona plástica.
Para eliminá-los, polvilhe sal, bicarbonato de sódio ou canela em pó ao redor do vaso ou do local, o que cria uma barreira também para as formigas. No entanto, cuidado com o sal, muito conhecido no combate contra as lesmas, já que pode salinizar o solo e prejudicar as plantas.
Se escondem embaixo de folhas, tábuas, buracos no chão e se protegem do sol.
Use os pássaros a seu favor. Eles são os maiores predadores naturais das lesmas. Os patos, as galinhas, os tordos, as gralhas e outras espécies comuns todas gostam de um escargot no jantar.
A lesma apresenta quatro tentáculos em sua cabeça: dois deles têm um olho na ponta e os outros dois são usados para função de tato e olfato. Detalhe que as lesmas exercem papel importante na natureza, uma vez que servem de alimento para outros bichos e ajudam a adubar a terra.
- Lesmas adultas – têm 2 a 10 cm de comprimento, dependendo da espécie. - Vivem até dois anos. - Chegam a depositar ovos seis vezes por ano, até 30 ovos de cada vez. - Nas condições certas, os ovos eclodem em poucas semanas, mas podem hibernar até que a umidade seja suficiente.
O mineral funciona como um “ímã” para a água e atrai a umidade ao seu redor. Assim, ao entrar em contato com lesmas ou caracóis, o sal retira a água do corpo do molusco e causa um desequilíbrio interno. As células do animal começam a se desfazer e esse processo pode levar à morte.
Trata-se do Carão (Aramus guarauna), uma ave pernalta de grande porte, que chega a medir 70 centímetros de comprimento.
– A esperança de vida de um caracol é de 5 a 10 anos.