O seu funcionamento é basicamente assim:
No setor de execução os resíduos são separados de acordo com suas características e depositados separadamente. O lixo, então, é depositado em uma área. Quando a capacidade de disposição de resíduos em um setor do aterro é atingida, a área é revegetada, com os resíduos sendo então depositados em outro setor.
O aterro sanitário é uma obra desenhada única e exclusivamente com o intuito de fazer o tratamento e a decomposição final de resíduos da maneira mais “saudável” possível. Isto é, de forma mais correta em termos ambientais. Desta forma, eles são menos nocivos ao meio ambiente do que os lixões, por exemplo.
O objetivo principal do aterro sanitário é o de melhorar as condições sanitárias relacionadas aos descartes sólidos urbanos evitando os danos da sua degradação descontrolada.
É a fase intermediária entre o lixão e o aterro sanitário. Nele é feita uma contenção do resíduo, que é coberto por uma camada de argila e grama. Também é feita a recirculação do chorume que é coletado e levado para cima da pilha de resíduo, diminuindo a sua absorção pela terra. ...
A base do aterro é coberta com uma camada impermeável de plástico, o que evita que o chorume produzido infiltre no solo e chegue aos lençóis freáticos. ... Os aterros sanitários devem conter um sistema de drenagem pluvial, impedindo o contato entre o lixo e a água da chuva, evitando a contaminação.
O aterro sanitário é uma área licenciada por órgãos ambientais, destinadas a receber os resíduos sólidos urbanos, basicamente lixo domiciliar, de forma planejada, onde o lixo é compactado e coberto por terra, formando diversas camadas.
Essa prática polui o solo e até mesmo lençóis freáticos. É necessário entender a importância do aterro sanitário para a preservação do meio ambiente e para melhorar as condições de saúde da população brasileira. Selecionamos informações interessantes sobre o assunto neste post. Continue a leitura e saiba mais! Como funciona um aterro sanitário?
Como é feita a seleção de áreas para aterro sanitário? Abra seus olhos para o amplo mercado de resíduos sólidos cheio de oportunidades que poucos comentam. Atualmente o aterro sanitário é a forma mais viável de destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos.
Mesmo com esses cuidados, o aterro sanitário pode ocasionar muito problemas ambientais. No entanto, ele é uma alternativa mais sustentável que o lixão ou os aterros controlados.
Normatização e legislação dos Aterros Sanitários. Segundo a norma da ABNT NBR 8419/1992, aterro sanitário é uma técnica de disposição de resíduos sólidos urbanos no solo, sem causar danos à saúde pública e ao meio ambiente, minimizando os impactos ambientais.
Com quantos meses a barriga começa aparecer na gravidez?
Como ver quem visualizou os destaques?
Quanto custa para reconhecer assinatura?
O que é um estudo de caso Exemplos?
Tem como o fone de ouvido explodir?
Quais são os benefícios da clara do ovo?
São exceções ao princípio da indisponibilidade da ação penal?
Qual a raça de cachorro mais silenciosa?
É possível uma pessoa com morte cerebral voltar a viver?
Como realizar uma citação direta longa?
O que é averbação de crédito consignado?
Por que a petição inicial é um pressuposto processual?
Qual a diferença entre gestão e gerenciamento de crise?
O que estava acontecendo de importante no Brasil em 2008?
Quando vai terminar a fazenda 2021?
O que visitar no Brasil em fevereiro?
Quanto tempo dura uma intoxicação alimentar?