O conhecimento é a capacidade humana de apreender algo. A partir do que for apreendido, pode-se criar, como fazem as ciências e as artes. O conhecimento é a substantivação do verbo conhecer. Conhecer é o ato de entender, compreender, apreender algo por meio da experiência ou do raciocínio.
Criação do conhecimento nas organizações
Socialização: Compartilhar e criar conhecimento tácito através de experiências diretas. Externalização: Articular conhecimento tácito através do diálogo e da reflexão. Combinação: Sistematizar a aplicar o conhecimento explícito e a informação. Internalização: Aprender e adquirir novo conhecimento tácito na prática.
2.4 Os Quatro Processos de Conversão do Conhecimento Nonaka e Takeuchi (1997) definem quatro processos para se criar conhecimento organizacional, por meio de interação e conversão entre conhecimento tácito e explícito: socialização, externalização, combinação e internalização.
A Teoria do conhecimento tem por objetivo buscar a origem, a natureza, o valor e os limites do conhecimento, da faculdade de conhecer. Os principais problemas da teoria do conhecimento são: A possibilidade do conhecimento. A origem do conhecimento.
O conhecimento científico nasce da necessidade do ser humano de procurar respostas e fazer experimentações que podem mudar sua vida. O conhecimento científico é resultado de estudos e busca constantes.
As cinco fases do processo de criação de conhecimento organizacional consistem em: compartilhamento do conhecimento tácito, criação e justificação de conceitos, construção de arquétipos e difusão interativa de conhecimento.
A primeira é a maneira mais direta e eficaz de se adquirir conversão do conhecimento. Nas seguintes criam-se unidades ou grupos, tipo departamentos de pesquisas, para produção de conhecimento novo.
A gestão do conhecimento deve ser um processo que se espalha por toda a organização. O seu âmbito é difícil de definir e os seus efeitos são muitas vezes imensuráveis, mas se devidamente implementado, é um investimento que vale pois promove a eficiência, a aprendizagem, a inovação, o que traz inúmeras vantagens competitivas a organização.
A ocorrência de elementos integrados é o objetivo comum tanto da gestão do conhecimento como da educação corporativa, sendo o primeiro o tema e o segundo a ferramenta. A gestão do conhecimento nas empresas pode ser implementada seguindo-se as quatro etapas relacionadas abaixo.
Assim, é possível dizer que existem quatro modos diferentes de conversão do conhecimento que são: 1 Socialização: de conhecimento tácito para tácito; 2 Externalização: conhecimento tácito em explícito; 3 Combinação: conhecimento explícito em explícito; 4 Internalização: do conhecimento explícito para o tácito. More ...
O que causa dor na parte interna do joelho?
Como saber o tempo de um texto?
Qual o chá que é bom para aneurisma?
Qual foi o primeiro avião a ser criado?
Como tirar mais de 700 em linguagens?
Quantas mulheres podem ter um Mórmon?
Quanto tempo dura o doce bem casado?
O que é valor nominal exemplos?
Como se preparar para primeira depilação a cera?
Porque a depressão tira a vontade de viver?
Quais são os tipos de violões?
Quando o artigo define o substantivo?
Qual a melhor versão do Gol G4?