É a fusão nuclear de átomos de hidrogênio, a mesma fonte de energia de muitas bombas atômicas. Essa fusão acontece no núcleo do Sol, onde há uma pressão 10 mil vezes maior que no centro da Terra. Apertados, os átomos dessa parte da estrela se unem: cada quatro átomos de hidrogênio formam um de hélio.
Os dois tipos de energia solar mais conhecidos são a energia solar fotovoltaica e a energia solar térmica. A energia fotovoltaica gera energia elétrica diretamente dos raios solares. Já a energia solar térmica (conhecida como “Aquecedor solar“) utiliza o calor do sol para aquecer líquidos.
Um furinho a seu favor. A energia luminosa que atinge a Terra[1] é de aproximadamente 1.400 W/m2. Conhecendo esse valor e a distância da Terra ao Sol, da ordem de 150 milhões de quilômetros (ou 15×1010m), podemos calcular a energia total emitida pelo Sol. Essa é a potência luminosa emitida pelo Sol.
Uma usina de biomassa funciona de forma semelhante à uma usina termelétrica, convertendo calor da queima da matéria orgânica em energia que pode ser aproveitada de várias maneiras. A energia renovável se dá pela combustão por meio de processos como pirólise, gasificação, combustão ou co-combustão.
O Sol é composto principalmente pelos elementos hidrogênio e hélio, mas também possui outros elementos como o ferro, níquel, oxigênio, silício, etc. Sua energia é criada na zona profunda do núcleo, com temperatura e pressão altíssimas e lá ocorrem as reações nucleares.
O Sol é movido a hidrogênio, que se funde no calor do seu núcleo numa reação parecida com um reator atômico. Ele transforma hidrogênio em hélio. “A estrela produz 40 trilhões de megatons de energia por segundo”, diz o astrônomo Augusto Damineli, do Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo.
Como funciona o processo de geração de energia solar? Sustentabilidade é a regra de ouro no século XXI. Com base nesse conceito, as pessoas têm buscado cada vez mais implementar tecnologias que permitam a geração de eletricidade com menos impactos ambientais. E a geração de energia solar fotovoltaica é uma dessas alternativas.
A conversão de energia através do sol pode ser realizada de diversas formas. As mais usuais são por meio de células fotovoltaicas, estações heliotérmicas, fotossíntese artificial e arquitetura solar. O último item refere-se à arquitetura otimizada pela orientação do sol para melhorar a eficiência energética de uma edificação.
Agora você já sabe conhece os diferentes processos responsáveis pela geração de energia elétrica. Em suma, lembre-se de que existem as fontes não-renováveis, que se esgotam, e as renováveis, que não têm fim.
Então, continue lendo este texto para descobrir como funciona o processo de geração de energia elétrica e as diferentes formas de produção de energia elétrica! O uso da eletricidade como conhecemos hoje — distribuída por companhias elétricas para uso residencial — é recente, tendo pouco mais de 100 anos.
O que devo comer para perder peso?
Como consultar débitos pela placa do veículo?
Quais são os 5 navegadores mais usados?
Como recuperar fotos danificadas pelo tempo?
O que é e qual a função do ribossomo?
Como adicionar um dispositivo por bluetooth windols 10?
Quais são os princípios básicos da administração pública?
O que é versão do Bluetooth Avrcp?
Quando o iPhone trava na tela da maçã?
Qual é a temperatura ambiente ideal?
Como finalizar o cabelo no banho?
O que fazer para preservar as florestas?
Quais os tipos de ambientes virtuais de aprendizagem?
Para que é indicada a pomada lidocaína?
O que é uma topologia ponto a ponto e uma ponto a multiponto?
Qual profissão tem mais emprego no Brasil?