Os parafusos são feitos em uma larga gama de materiais, com muitas variedades de aço que são talvez os mais comuns. Onde é necessário resistência ao tempo e a corrosão , o aço inoxidável, o titânio , o bronze são os materiais mais utilizados.
A resposta se encontra na própria nomenclatura: o Allen também é conhecido como sextavado interno. Isso é, a fenda hexagonal encontra-se embutida nas cabeças dos parafusos – que podem ser cilíndrica, chata ou abaulada – ou diretamente na haste do parafuso que, neste caso, se denomina “sem cabeça”.
O parafuso allen é um fixador com uma fenda hexagonal (sextavado interno). Diferente do parafuso sextavado em que as 6 faces ficam do lado de fora, a fenda allen fica internamente na cabeça ou na haste do parafuso (parafuso sem cabeça).
Aço
Os Parafusos com as Classes de Resistência 4.8, 5.8 e 6.8 normalmente são confeccionados de Aço com Baixo ou Médio Carbono. Para os Parafusos com as Classes de Resistência 8.8, 10.9 e 12.9 o Aço deve ser Médio Carbono ou Aço Ligado.
O parafuso sextavado interno é fabricado em metal resistente. Diferentemente dos demais, possui uma cavidade hexagonal em sua ponteira. Esse tipo de configuração permite que seja empregado em locais com tamanho reduzido. O parafuso sextavado interno, também conhecido como allen, necessita do uso da chave hexagonal.
William G. Allen Os primeiros parafusos que foram fabricados com uma cabeça em formato hexagonal datam de 1910, e foi William G. Allen quem patenteou o design e a forma de produção deles na época.
Entenda mais sobre as normas e especificações de parafusos. O parafuso Allen geralmente é submetido a um tratamento térmico após sua conformação para retirar o fosfato e garantir maior durabilidade e resistência à peça. Além disso, os acabamentos mais comuns são: oleado, oxidado e passivado (aço inox).
Todos os parafusos são fixados com uma chave hexagonal específica, em formato de “L”, também chamada de chave Allen. Importante reforçar que as normas DIN, citadas acima, foram criadas pelo Instituto Alemão para Normatização e representam a Organização Internacional de Padronização (ISO) no Brasil.
Os parafusos são feitos em uma larga gama de materiais, com muitas variedades de aço que são talvez os mais comuns. Onde é necessário resistência ao tempo e a corrosão , o aço inoxidável, o titânio, o bronze são os materiais mais utilizados.
A origem do parafuso possui algumas versões e uma destas aponta como o inventor, o grego Arquitas de Tarento (ou Archytas de Tarentum) por volta de 400 a.C., quando desenvolveu o parafuso para ser utilizado em prensas para a extração de azeite da olivas, bem como, para a produção de vinho.