Há diferentes metodologias para efetuar o tratamento de resíduos da indústria.
...
O ciclo de filtração se constitui das seguintes etapas:Formação e crescimento da torta (os sólidos aglomerados);Filtração;Lavagem;Secagem;Quebra a vácuo;Descarga da torta.
Os tratamentos térmicos conhecidos são: incineração: oxidação total da matéria com temperaturas variando entre 850 a 1300º C; pirólise: decomposição da matéria a altas temperatura na ausência de oxigênio.
Sendo assim, as tecnologias para tratamento de resíduos sólidos mais utilizados são: o tratamento mecânico, bioquímico e térmico. Dentre eles a reciclagem, compostagem e incineração.
Os resíduos químicos laboratoriais devem ser armazenados temporariamente em abrigos específicos até que sejam retirados para tratamento. O tratamento deve ser realizado por uma empresa especializada. No armazenar devem ser tomadas medidas nas quais as características e as quantidades dos resíduos não se alterem.
Os principais processos químicos são: clarificação, eletrocoagulação, precipitação, cloração, oxidação, redução e troca iônica. Além dos citados, existem diversos outros métodos. Porém são menos comuns e aplicados à efluentes com algum tipo de contaminação muito específica.
42 curiosidades que você vai gostar
As ETEs convencionais aplicam cinco etapas ao efluentes coletados: pré-tratamento, tratamento primário, tratamento secundário, tratamento do lodo e tratamento terciário. Em geral, tratam-se de tratamentos físico-químicos ou biológicos.
Dentro dessa classe serão destacados alguns efluentes específicos:Efluente oleoso. ... Efluente com elevada carga orgânica. ... Efluente com metais pesados. ... Efluente com contaminantes emergentes.
Uma das estratégias mais empregadas na redução da geração de resíduos é a aplicação da Política 5R s: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. Esta é a estratégia que possui maior potencial para redução da geração de resíduos. Isto porque é mais seguro e menos custoso prevenir do que controlar os impactos.
A adequada disposição final de rejeitos perigosos pode ser feita por meio de incineração, co-processa- mento ou envio a aterros industriais [Classe 1 – NBR 10004 da ABNT (2004) e Resolução Nº 358/2005 do Conama (BRASIL, 2005b)].
A DPC BRASIL é a entidade conceituada como lugar recomendado em onde descartar produtos químicos vencidos nas suas mais variadas exigências, incluindo a sua demanda, porque atua há vários anos de maneira específica neste mercado atendendo em portes variados e com diversas atividades igualmente especificadas.
As melhores práticas para gestão de resíduos orgânicos são a compostagem, que consiste na degradação dos resíduos com presença de oxigênio. A biodigestão, processo pelo qual ocorre a degradação dos resíduos com ausência de oxigênio. E a vermicompostagem que utiliza minhocas para a compostagem.
Pode-se considerar métodos distintos para realização do tratamento de efluentes, como: aeróbio, ou seja, com o fornecimento de oxigênio aos microrganismos, ou anaeróbio, que é o método com utilização de microrganismos independentes de oxigênio (Sereno Filho et al., 2013).
Ácidos e Bases
Após a neutralização, descartar lentamente na pia sob água corrente. Para soluções extremamente ácidas, como mistura sulfonítrica, por exemplo, utilizar cal na neutralização. Resíduos de ácidos devem ser descartados em frascos de vidro.
Como realizar o descarte de fontes radioativas?Retirar o equipamento da planta de produção. ... Comunicar o pedido de descarte do material na base da CNEN mais próxima e dar entrada no pedido de descarte. ... Agendar o descarte, providenciar o acondicionamento e transporte de material e dar baixa em seu inventário.
Os materiais perfurocortantes devem ser descartados separadamente, no local de sua geração, imediatamente após o uso ou necessidade de descarte, em recipientes de paredes rígidas, resistentes à punctura, ruptura e vazamento, resistentes ao processo de esterilização, com tampa, devidamente identificados com o símbolo ...
Como reduzir o lixo jogado no meio ambiente?Colabore com a coleta seletiva. ... Utilize produtos em refil sempre que possível. ... Opte por embalagens desmontáveis. ... Evite produtos descartáveis. ... Reutilize roupas e acessórios. ... Dê atenção ao lixo orgânico. ... Reduza suas correspondências. ... Leia online.
Evite produtos embalados individualmente, pois produzem mais resíduos. Compre produtos não descartáveis e que possuam refil; 5 - Dê preferência às embalagens retornáveis. “Quando jogamos alguma coisa fora, não estamos nos livrando de um pequeno resíduo, mas aumentando o problema da poluição”, alerta o secretário.
Principais cuidados com produtos químicos de limpezaEscolha os produtos mais adequados à sua necessidade. ... Não misture produtos químicos sem conhecer os efeitos. ... Armazene os produtos com segurança e responsabilidade. ... Aprenda a utilizar os produtos de forma segura. ... Enxague as superfícies. ... Tenha um plano de medidas preventivas.
Os efluentes industriais
De acordo com a Norma Brasileira — NBR 9800/1987, efluente líquido industrial é o despejo líquido proveniente do estabelecimento industrial, compreendendo emanações de processo industrial, águas de refrigeração poluídas, águas pluviais poluídas e esgoto doméstico.
O que caracteriza um efluente industrial? Efluente industrial é todo o despejo líquido produzido nas diversas etapas de um processo produtivo, isto é, toda a água que é utilizada em uma indústria e, em seguida, descartada.
Os efluentes líquidos industriais são os resíduos resultantes das atividades da indústria. Estes são provenientes do processo de fabricação de diversos produtos, lavagens de tanques, tubulações, equipamentos, pisos, do processo de resfriamento e de geradores de vapor, entre outros.
De maneira convencional, as etapas de tratamento de efluentes são as seguintes: pré-tratamento, tratamento primário, tratamento secundário (processos biológicos de oxidação), tratamento do lodo e tratamento terciário.
Exemplos de tratamentos de efluentes líquidos são os processos biológico e físico-químico. Os processos biológicos fazem a digestão de matéria orgânica presente nos efluentes. Alguns exemplos desse tipo de efluente são o esgoto sanitário, efluentes da indústria de laticínios e moveleira.
Já o processo de tratamento de efluentes é a real ação de lidar com os efluentes gerados. Esta ação é classificada em física, química ou biológica, segundo a origem dos poluentes envolvidos e/ou as operações necessárias para esta ação.
Ácidos e bases: Sólidos ou pastas: misturar com o mesmo volume de água. Ajustar o pH entre 5,0 e 8,0. Soluções concentradas: diluir até obtenção de solução com 50% de água. Ajustar o pH.
Qual a diferença entre o arroz normal e o japonês?
Como fazer uma maquiagem atraente?
O que significa a palavra Scooby-doo?
Qual o lado certo da fita metrica para medir o corpo?
Como chama o amor de filho pela mãe?
Como aliviar a dor de dente com alho?
Como consumir abóbora para emagrecer?
O que significa a palavra Libras?
Como se mede o valor de transparência da água em piscicultura e como é o nome do aparelho utilizado?
Pode usar amaciante em roupa de cama?
Como fazer água com alho para aumentar a imunidade?
Como usar o amarelo na decoração?
Como utilizar a água da máquina de lavar roupa?