O teste de dissolução do comprimido é realizado com um dissolutor, e possibilita determinar a quantidade mínima de substância ativa dissolvida, dentro de um tempo máximo. O resultado é expresso como uma porcentagem da quantidade declarada no rótulo.
Dissolução: O teste de dissolução é utilizado para medir o tempo necessário para que uma determinada porcentagem da substância medicamentosa de um FF fique contida numa solução, sob um conjunto determinado de condições, é um teste in vitro (PRISTA, 2002).
O teste de dissolução é um ensaio físico in vitro, onde é possível determinar a quantidade liberada do fármaco no meio de dissolução, quando submetido a condições experimentais controladas e aparelhagem específica, como por exemplo o volume do meio, aparatos, rotação, temperatura e tempo.
Os ensaios de dissolução recorrem a dois princípios técnicos básicos: o método da agitação em copo e o sistema de fluxo contínuo (Farinha et al., 1997). A escolha da aparelhagem é determinada pelas características físico-químicas da forma farmacêutica (Infarmed, 1997).
O teste de desintegração é conduzido usando o desintegrador. Embora existam pequenas variações nas diferentes farmacopeias, a construção básica e o funcionamento do aparelho permanecem os mesmos. O aparelho consiste em uma cesta feita de polivinil transparente ou de outros materiais plásticos.
36 curiosidades que você vai gostar
Mistura do princípio ativo em pó com substâncias que dão liga, como o amido ou a goma arábica. Eles são compactados até ficarem uniformes.
Fabricado com base nas normas da Pharmacopea, o dissolutor de comprimidos é composto por seis copos de fundo semi-esférico e tampas móveis, alojados em um banho de 37° de temperatura (precisão 0,5°C). Suas pás agitadoras evitam as vibrações na agitação e cada pá ou cesto pode ser movido individualmente.
Para verificar a qualidade dessas formas farmacêuticas, são realizados alguns testes como determinação de pH, densidade, volume médio e doseamento.
A taxa de dissolução de um fármaco a partir do estado sólido é definida como a quantidade de fármaco que passa para solução, por unidade de tempo, sob interface líquido/sólido, temperatura e composição do solvente padronizados.
Como funciona o jornal digital?
Como funciona um baile de debutante?
Qual a função do compressor de ar condicionado split?
Como funciona os grandes conglomerados financeiros?
Quanto dura um isqueiro maçarico?
Quais são as regras de um batizado?
O que faz um acelerador linear?
Como funciona um cartucho de impressora?
Como funciona um inversor de frequência internamente?
Como consertar a trilha do teclado?
Qual o exame que identifica o vitiligo?
Qual a diferença do enfermeiro para o técnico?
O que posso fazer para melhorar minha loja?
Como cadastrar minha CNH Digital?
O que falar quando ela está brava?
Como validar meu E-mail no Caixa Tem?
Como saber se alguém confia em você?