O exame físico obstétrico inicia-se com a inspeção obstétrica, que será realizada na sequência cefalocaudal. Após a inspeção, deve haver a mensuração da altura uterina para averiguação do crescimento do útero para posterior comparação com a idade gestacional da gestante.
Esse exame deve ser realizado por um médico ginecologista e/ou obstetra que introduz dois dedos, geralmente o indicador e o médio, no canal vaginal com o objetivo de tocar o fundo do colo do útero. O exame de toque é sempre feito com luvas esterilizadas para que não haver risco de infecção e não causar dor.
Com relação ao exame físico do abdome, é possível verificar anormalidades fisiopatológicas por meio de técnicas de inspeção, percussão, palpação e ausculta. Em referência ao estudo em questão, o índice de exame do abdome foi avaliado, o que condiz com a importância desse procedimento para as gestantes.
Exame Físico Específico: gineco-obstétrico − exame de mamas (orientado, também, para o aleitamento materno); − medida da altura uterina; − ausculta dos batimentos cardiofetais (entre a 7ª e a 10ª semana com auxílio do Sonar Doppler, e após a 24ª semana, com Pinard).
As anotações no prontuário da paciente devem seguir o padrão “GPA”, abreviação de “Gesta”, “Para” e “Aborto”, que significam o número de gestações, o número de partos e o número de abortos que a mulher já teve, respectivamente.
Um edema discreto é esperado, mas mesmo assim deve ser avaliado por um obstetra. Quando o acúmulo de líquidos é excessivo e vem acompanhado de aumento na pressão arterial ou perda de proteínas pela urina , é um sinal de alerta para a gestante. Estes sintomas podem indicar uma pré-eclâmpsia .
O exame de toque retal feito pelo médico Urologista visa analisar o tamanho e superfície da próstata, através da parede do reto. Para isso, o profissional introduz o dedo indicador no ânus do paciente, com luva lubrificada, que ajuda a diminuir o desconforto.
A partir da 35ª semana o obstetra já pode realizar o exame de toque, para avaliar a posição do bebê para o parto e o início da dilatação no colo do útero.
É importante que em todas as consultas de pré-natal o profissional de saúde verifique o peso e a pressão arterial da gestante, e se a sinal de inchaço ou edema. A partir da 12 semana de gestação o profissional de saúde deverá medir a barriga da gestante e ouvir os batimentos do coração do bebê.
9) Realizar exame especular: quando necessário, o profissional deve explicar o exame para a gestante e acompanhante.
Lima LFC, Davim RMB, Silva RAR da et al. Importância do exame físico à gestante na consulta… Português/Inglês Rev enferm UFPE on line., Recife, 8(6):1502-9, jun., 2014 15-8963 DOI: 10.5205/reuol.5876-50610-1-SM.0806201407 IMPORTÂNCIA DO EXAME FÍSICO DA GESTANTE NA CONSULTA DO ENFERMEIRO
Além disso, através dos exames solicitados pelo obstetra, é possível identificar se há alguma alteração relacionada com o bebê ou se existem riscos durante a gravidez ou no momento do parto. Os principais exames que devem ser realizados na gravidez são: 1. Hemograma.
Esses exames devem ser feitos no primeiro trimestre e repetidos no segundo e/ou no terceiro trimestre de gestação, de acordo com a orientação do obstetra.
Como instalar o Google sala de aula no celular?
Como reforçar uma porta de madeira?
Como recuperar a capa do celular?
Como se cuida da planta jiboia?
Como cuidar das folhas da pata de elefante?
Quantas vezes devo regar o amor-perfeito?
Como instalar uma TV com conversor digital integrado?
Como diminuir o tamanho de um áudio M4A?
Como refrescar o quarto para dormir com ventilador?
Como citar site referência Bibliografica ABNT?
Como cuidar de bico de papagaio na coluna?
Como fazer o orçamento de um casamento?
Como regar o coração emaranhado?
Como atualizar o Google Drive no PC?
Como instalar o HappyMod no celular?
Como acabar com Tricorrexe nodosa?